Michelle e Nikolas superam Bolsonaro em engajamento nas redes sociais

Michelle, cotada para concorrer à Presidência em 2026 no lugar de Bolsonaro, inelegível, alcança a maior média de interações por postagem: 191,8 mil curtidas, comentários e compartilhamentos
Por: Brado Jornal 02.jul.2025 às 08h59
Michelle e Nikolas superam Bolsonaro em engajamento nas redes sociais
Foto: Douglas Magno-AFP

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) lideram o ranking de engajamento médio por publicação nas redes sociais, superando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), conforme levantamento da consultoria Bites, realizado a pedido da Folha. Os dados, coletados entre 1º de janeiro e 30 de maio de 2025, abrangem plataformas como Facebook, Instagram, YouTube, X e TikTok, excluindo stories do Instagram, que não têm métricas públicas.

Michelle, cotada para concorrer à Presidência em 2026 no lugar de Bolsonaro, inelegível, alcança a maior média de interações por postagem: 191,8 mil curtidas, comentários e compartilhamentos. Bolsonaro, com 94 mil reações por post, fica atrás, apesar de ser o político com mais seguidores no Brasil e ter registrado 267 milhões de interações totais em 2.841 publicações. Michelle, com apenas 81 posts, acumulou 15,5 milhões de reações, concentrando sua presença no Instagram (7,1 milhões de seguidores) e com atividade limitada no YouTube.

Nikolas Ferreira, deputado mais votado em 2022, aparece em segundo lugar, com 131,5 mil interações por postagem, 40% acima de Bolsonaro. Suas 1.511 publicações geraram 198,7 milhões de respostas.

Ele ganhou destaque com vídeos críticos ao governo Lula, como um que questionava uma portaria da Receita sobre o Pix, alcançando mais de 300 milhões de visualizações. Dos 49 vídeos postados por Nikolas no Instagram em 2025, 29 superaram 10 milhões de views, enquanto Bolsonaro, com 348 vídeos, teve apenas 19 nessa marca. Um exemplo é uma propaganda do capacete de moto lançada por Bolsonaro, vista apenas 71 mil vezes, apesar de seus 27 milhões de seguidores.

Na esquerda, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, supera o presidente Lula (PT) em engajamento médio, com 59,1 mil reações por post contra 43,3 mil do petista, que publica mais (1.989 posts) mas é menos ativo nas redes. A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) também ultrapassa Lula, com 44,3 mil interações por publicação. Janja foca em Instagram e TikTok, tendo abandonado o X em agosto, após críticas públicas a Elon Musk.

Outros nomes no top 10 incluem o deputado Fábio Teruel (MDB-SP), líder no YouTube com conteúdo gospel, e os direitistas Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), André Fernandes (PL-CE) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Teruel, porém, enfrentou críticas recentes por destinar emenda parlamentar para asfaltar ruas de seu condomínio de luxo.

Segundo André Eler, diretor técnico da Bites, Michelle e Nikolas se destacam por conteúdos mais focados, com a ex-primeira-dama engajando mulheres e evangélicos, e o deputado usando tom humorístico e crítico.“A maior liderança digital certamente era o Bolsonaro e eu diria que ainda é o Bolsonaro por causa dessa consistência, de se manter no topo o tempo inteiro”, diz Eler, destacando que a alta frequência de posts de Bolsonaro dilui seu engajamento médio. “O Bolsonaro precisa ter uma frequência maior do que a dos dois nos conteúdos. Ele está comentando tudo o tempo todo. Eles falam menos, em assuntos mais específicos”, afirma.

Desde 2022, o engajamento de Bolsonaro por post caiu de 153 mil para 121 mil em 2023 e 94 mil em 2025. Michelle lidera o ranking desde 2022 com menos publicações, enquanto Nikolas cresce consistentemente, superando o ex-presidente este ano.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestações em Salvador e outras capitais marcam o 7 de setembro de 2025, com baixa adesão da esquerda
Em Salvador, o ato da direita, organizado pelo deputado federal Capitão Alden (PL-BA), concentrou-se no Farol da Barra às 9h
Carregando..