Ataque hacker a empresa de tecnologia financeira é investigado pela PF

O Banco Central confirmou o ataque e esclareceu que sua própria infraestrutura não foi comprometida
Por: Brado Jornal 03.jul.2025 às 08h01
Ataque hacker a empresa de tecnologia financeira é investigado pela PF
(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito nesta quarta-feira para apurar um ataque cibernético contra a C&M Software, empresa que fornece serviços de conexão entre instituições financeiras e o sistema do Banco Central (BC). O crime, considerado o maior ataque hacker do tipo no Brasil, pode ter causado desvios superiores a R$ 1 bilhão por meio de transferências Pix não autorizadas, segundo informações iniciais do Brazil Journal.

Pelo menos oito instituições financeiras e não financeiras foram afetadas. O Banco Central confirmou o ataque e esclareceu que sua própria infraestrutura não foi comprometida. A C&M Software, alvo direto dos criminosos, informou ao BC sobre a invasão em seus sistemas.

“A C&M Software, prestadora de serviços de tecnologia para instituições provedoras de contas transacionais que não possuem meios de conexão própria, comunicou ataque à sua infraestrutura tecnológica”, afirmou o BC em nota.

O BC determinou a suspensão imediata do acesso das instituições aos sistemas operados pela C&M para conter o ataque. A empresa, por sua vez, divulgou um comunicado sobre o caso: “A CMSW confirma que colabora ativamente com as autoridades competentes, incluindo o Banco Central e a Polícia Civil de São Paulo, nas investigações em andamento.

A empresa é vítima direta da ação criminosa, que incluiu o uso indevido de credenciais de clientes para tentar acessar de forma fraudulenta seus sistemas e serviços.

Por orientação jurídica e em respeito ao sigilo das apurações, a CMSW não comentará detalhes do processo, mas reforça que todos os seus sistemas críticos seguem íntegros e operacionais, e que as medidas previstas nos protocolos de segurança foram integralmente executadas."

A investigação da PF busca esclarecer os detalhes do ataque, que envolveu o uso de credenciais roubadas para realizar as transferências fraudulentas.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mansão no Lago Sul serve como base de Lulinha em Brasília e tem ligação com lobista ligada ao Careca do INSS
Imóvel de luxo alugado por Roberta Luchsinger é usado pelo filho do presidente durante visitas à capital; mensagens da PF revelam orientações para descarte de celulares e menções diretas a Fábio Luís
Quaest: 56% rejeitam novo mandato de Lula
Presidente inicia 2026 com desaprovação de 49% e aprovação de 47%; percepção de piora na economia cresce
Lula e Flávio Bolsonaro lideram rejeição entre pré-candidatos
Levantamento Genial/Quaest revela altos índices de rejeição para petista e filho do ex-presidente na corrida presidencial de 2026
Irã suspende voos e fecha espaço aéreo diante de ameaça de ataque americano
Medida anunciada na noite de 14 de janeiro de 2026 ocorre em meio a escalada de tensões com Washington; companhias aéreas desviam rotas e países europeus recomendam saída imediata de cidadãos
Joesley Batista realiza viagem aérea particular e encontra Delcy Rodríguez em Caracas
Empresário brasileiro questionou sobre o apoio do chavismo ao governo provisório durante visita à Venezuela na sexta-feira passada (9)
Carregando..