Curupira, mascote da COP30, gera polêmica entre Nikolas Ferreira e Helder Barbalho

Nikolas Ferreira usou a rede X para criticar a escolha do personagem, descrito como um menino com cabelo de fogo, pés virados para trás e uma lança
Por: Brado Jornal 04.jul.2025 às 07h22
Curupira, mascote da COP30, gera polêmica entre Nikolas Ferreira e Helder Barbalho
Curupira é a mascote da COP30 - Divulgação/COP30/cop30 e @nikolas_dm

A escolha do Curupira, figura lendária do folclore indígena conhecida por proteger florestas e animais, como mascote da COP30, cúpula climática da ONU marcada para 10 a 21 de novembro em Belém, desencadeou uma disputa nas redes sociais entre o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Nikolas Ferreira usou a rede X para criticar a escolha do personagem, descrito como um menino com cabelo de fogo, pés virados para trás e uma lança. “Excelente escolha pra representar o Brasil e nossas florestas: anda para trás e pega fogo”, ironizou o deputado, em postagem que acumulou mais de 34 mil curtidas, seis mil compartilhamentos e três mil comentários.

Helder Barbalho respondeu no X e no Instagram, defendendo o simbolismo do Curupira. “Enquanto uns mostram que andam pra trás ao não reconhecer a cultura e o folclore do nosso país, a gente avança fazendo o mundo inteiro voltar os olhos ao Brasil e ao Pará como grandes protagonistas das discussões e iniciativas em prol da preservação do meio ambiente e dos povos da floresta”, afirmou o governador, destacando que o “nosso protetor” seguirá como emblema da COP30.

A organização da cúpula explicou, em nota, que o Curupira foi selecionado para reforçar o compromisso do Brasil com a redução de emissões de gases do efeito estufa e destacar o papel da Amazônia e de seus povos na conservação ambiental. A lenda, que descreve o Curupira despistando caçadores com seus pés invertidos, simboliza a proteção da natureza.

Januária Silva, autora do livro “O Curupira e Outros Seres Fantásticos do Folclore Brasileiro”, reforça a conexão do personagem com o meio ambiente. “O Curupira é um ser fantástico, mágico e defensor da floresta. Ele tem os métodos dele. É traquina, apronta, prega peças porque, na verdade, o grande propósito dele é salvar as matas, preservar as florestas. Ele faz de tudo para que não se viole a natureza”, diz.

O pesquisador Paulo Maués, autor de “Histórias de Curupira”, destaca a relevância da lenda na Amazônia. “O conhecimento em torno das lendas brasileiras e, de modo particular as amazônicas, está muito associado a questões ligadas à preservação da natureza”, explica. “Personagens como o Curupira, o Boto e a Iara são verdadeiros agentes de consciência ecológica, de educação ambiental.”

Registros históricos do Curupira remontam ao padre José de Anchieta, que, em 1560, descreveu em São Vicente (SP) o temor dos indígenas pelo personagem, a quem ofereciam presentes para evitar ataques. O termo, vindo do tupi-guarani, combina “curumim” (menino) e “pira” (corpo). Além de seu papel como ícone de proteção ambiental, a organização da COP30 aponta que o Curupira tem função educativa, despertando nas novas gerações interesse por temas de preservação da natureza.





📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Globo rebate Moraes e confirma mensagens entre Daniel Vorcaro e o ministro no dia da prisão
Jornal revela extração técnica pela PF de conversas no WhatsApp, incluindo respostas com emojis e detalhes sobre venda de banco
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Carregando..