Alexandre de Moraes deve responder a sanções dos EUA na retomada do STF

Ministros do Supremo se reúnem em sessão plenária para discutir pautas e defender soberania nacional
Por: Brado Jornal 01.ago.2025 às 10h02
Alexandre de Moraes deve responder a sanções dos EUA na retomada do STF
Reuters
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia os trabalhos do segundo semestre nesta sexta-feira (1º), às 10h, com a presença dos 11 ministros. A sessão plenária, que analisará três processos, ocorre em meio à expectativa de um pronunciamento do ministro Alexandre de Moraes sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos contra ele, sob a Lei Magnitsky. O governo americano acusou Moraes de autorizar “detenções preventivas arbitrárias” e suprimir a liberdade de expressão, citando processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual Moraes é relator por tentativa de golpe de Estado.

Além da fala de Moraes, outros ministros devem se manifestar em apoio ao colega, reforçando a defesa da soberania nacional e do STF. Na quarta-feira (30), após o anúncio das sanções, o STF emitiu nota declarando que “continuará defendendo a Constituição Federal”. Os ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino seguiram a mesma linha. Desde o anúncio das medidas americanas, os magistrados evitaram comentários públicos, considerando o contexto político e a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mantido contato próximo com os ministros para discutir reações aos ataques dos EUA contra a Corte. Na quinta-feira (31), Lula ofereceu um jantar aos magistrados no Palácio do Alvorada, em um gesto de alinhamento.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula planeja confrontar Trump para ganhos políticos no Brasil
Estratégia de respostas firmes aos EUA pode reduzir preços de alimentos e melhorar aprovação do governo
ACM Neto desponta como favorito na disputa pelo governo da Bahia com 53,5%
Pesquisa revela liderança de ACM Neto em cenários eleitorais para 2026
Deputada Carla Zambelli enfrentará interrogatório na Itália
Prisão em Roma e processo de extradição
Interrupção no fornecimento de água atinge Salvador e 12 cidades baianas na próxima terça
Manutenção em larga escala da Embasa visa garantir segurança hídrica na região
Gilmar Mendes exalta atuação de Alexandre de Moraes na defesa da democracia
Mendes destacou que Moraes tem desempenhado um papel essencial na proteção do Estado brasileiro
Mendes defende Moraes e Judiciário após sanções dos EUA
Ministro do STF reforça independência da Corte e elogia coragem de colega em investigação sobre tentativa de golpe
Carregando..