Paulo Gonet solicita continuidade de investigações sobre possível envolvimento de Rui Costa em compra de respiradores

Iniciada pela Polícia Civil da Bahia e atualmente sob responsabilidade da Polícia Federal, a investigação apura possíveis crimes, como dispensa irregular de licitação.
Por: Brado Jornal 04.ago.2025 às 15h12
Paulo Gonet solicita continuidade de investigações sobre possível envolvimento de Rui Costa em compra de respiradores

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF), em documento sigiloso de junho, a remessa do inquérito sobre a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, em 2020, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para dar prosseguimento às investigações. O caso, que gerou prejuízo de R$ 48 milhões, aponta indícios de irregularidades envolvendo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, então governador da Bahia. Gonet destacou que Costa assinou contrato com a empresa Hempcare Pharma, prevendo pagamento antecipado sem garantias, e os equipamentos nunca foram entregues.


Iniciada pela Polícia Civil da Bahia e atualmente sob responsabilidade da Polícia Federal, a investigação apura possíveis crimes, como dispensa irregular de licitação. A Hempcare, segundo Gonet, não tinha capacidade técnica, com capital social reduzido e sem experiência no setor médico. Ele defende que o STJ deve retomar o caso, já que os fatos ocorreram durante o mandato de Costa como governador, conforme a nova regra de foro privilegiado definida pelo STF.


Cristiana Taddeo, dona da Hempcare, em delação premiada, admitiu ter pago R$ 1,6 milhão em “comissão” a Cleber Isaac Soares, suposto intermediário ligado ao governo baiano e próximo de Costa e da ex-primeira-dama Aline Peixoto. Soares, segundo a defesa, nega as acusações e colabora com a Justiça, confiando na comprovação de sua inocência.


A assessoria de Rui Costa afirmou que o parecer de Gonet não traz novas acusações e reiterou que o Ministério Público já havia descartado vínculo do ex-governador com irregularidades. A defesa de Costa apoia a tramitação no STJ para agilizar o processo, conforme nota divulgada. O ministro também já havia determinado investigação policial quando os respiradores não foram entregues.


O inquérito, que tramitou no STJ durante o governo de Costa, foi transferido à Justiça Federal da Bahia após o fim de seu mandato, mas retornou ao STF devido a mudanças no entendimento do foro privilegiado. Paralisado desde maio, o caso aguarda decisão do ministro Flávio Dino, cujo gabinete informou que a petição está em análise.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Defesa do general Walter Braga Netto solicita ao STF autorização para curso superior EAD e instalação de TV a cabo na prisão
Ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, condenado a 26 anos por tentativa de golpe de Estado, busca remissão de pena por meio de graduação a distância na Estácio e acesso a canais de notícias para manter vínculo com a realidade social; custos seriam pagos pelo próprio detento
Prefeito Júnior Marabá anuncia neutralidade na disputa baiana e manifesta apoio a Flávio Bolsonaro para 2026
Chefe do Executivo de Luís Eduardo Magalhães reconhece parceria com Jerônimo Rodrigues em pautas municipais e destaca moderação do senador como fator decisivo na escolha presidencial, apesar de divergências ideológicas
Carregando..