Paulo Gonet solicita continuidade de investigações sobre possível envolvimento de Rui Costa em compra de respiradores

Iniciada pela Polícia Civil da Bahia e atualmente sob responsabilidade da Polícia Federal, a investigação apura possíveis crimes, como dispensa irregular de licitação.
Por: Brado Jornal 04.ago.2025 às 15h12
Paulo Gonet solicita continuidade de investigações sobre possível envolvimento de Rui Costa em compra de respiradores

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF), em documento sigiloso de junho, a remessa do inquérito sobre a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, em 2020, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para dar prosseguimento às investigações. O caso, que gerou prejuízo de R$ 48 milhões, aponta indícios de irregularidades envolvendo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, então governador da Bahia. Gonet destacou que Costa assinou contrato com a empresa Hempcare Pharma, prevendo pagamento antecipado sem garantias, e os equipamentos nunca foram entregues.


Iniciada pela Polícia Civil da Bahia e atualmente sob responsabilidade da Polícia Federal, a investigação apura possíveis crimes, como dispensa irregular de licitação. A Hempcare, segundo Gonet, não tinha capacidade técnica, com capital social reduzido e sem experiência no setor médico. Ele defende que o STJ deve retomar o caso, já que os fatos ocorreram durante o mandato de Costa como governador, conforme a nova regra de foro privilegiado definida pelo STF.


Cristiana Taddeo, dona da Hempcare, em delação premiada, admitiu ter pago R$ 1,6 milhão em “comissão” a Cleber Isaac Soares, suposto intermediário ligado ao governo baiano e próximo de Costa e da ex-primeira-dama Aline Peixoto. Soares, segundo a defesa, nega as acusações e colabora com a Justiça, confiando na comprovação de sua inocência.


A assessoria de Rui Costa afirmou que o parecer de Gonet não traz novas acusações e reiterou que o Ministério Público já havia descartado vínculo do ex-governador com irregularidades. A defesa de Costa apoia a tramitação no STJ para agilizar o processo, conforme nota divulgada. O ministro também já havia determinado investigação policial quando os respiradores não foram entregues.


O inquérito, que tramitou no STJ durante o governo de Costa, foi transferido à Justiça Federal da Bahia após o fim de seu mandato, mas retornou ao STF devido a mudanças no entendimento do foro privilegiado. Paralisado desde maio, o caso aguarda decisão do ministro Flávio Dino, cujo gabinete informou que a petição está em análise.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump sinaliza abertura para diálogo com Lula sobre tarifas comerciais
Presidente dos EUA critica liderança brasileira, mas diz que Lula pode contatá-lo a qualquer momento
Alexandre de Moraes exige esclarecimentos sobre condições de Daniel Silveira em presídio
Ministro do STF cobra informações sobre tratamento pós-cirúrgico do ex-deputado
Congresso Nacional retoma atividades com foco em anistia, cassações e reformas fiscais
Oposição pressiona por anistia e impeachment de Moraes, enquanto governo prioriza isenção do IR e taxação de apostas
Juliana, vítima de agressão brutal, segue internada sem previsão de alta em Natal
Caso de tentativa de feminicídio envolvendo ex-jogador de basquete gera investigação e revolta
Lula condiciona candidatura à saúde plena e cita caso de Biden
Presidente destaca cuidado com bem-estar e disposição para eventual reeleição em 2026
Urgente: Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro; PF faz buscas na casa do ex-presidente
Ministro do STF impõe tornozeleira eletrônica e proibição de visitas após ex-presidente descumprir restrição ao uso de redes sociais por meio de aliados.
Carregando..