Relatório dos EUA aponta aumento da violência policial em São Paulo e critica Moraes

Documento destaca mortes na Baixada Santista e questiona arquivamento de denúncias no governo Tarcísio
Por: Brado Jornal 13.ago.2025 às 07h56
Relatório dos EUA aponta aumento da violência policial em São Paulo e critica Moraes
Imagem: Bruno Escolastico/Estadão Conteúdo
Um documento do Departamento de Estado dos EUA, divulgado na terça-feira (12), denuncia a deterioração dos direitos humanos no Brasil, com foco na violência policial em São Paulo durante a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O relatório, elaborado sob o governo de Donald Trump, cita operações policiais na Baixada Santista, como as operações Escudo e Verão, que resultaram em pelo menos 28 mortes em 2023.

O texto aponta “execuções extrajudiciais” e critica o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente o ministro Alexandre de Moraes, por supostas restrições à liberdade de expressão. Sobre a violência policial, o relatório afirma: “Houve diversos relatos de homicídios arbitrários ou ilegais cometidos pela polícia durante o ano. Alguns homicídios foram atribuídos a uma operação policial contra organizações criminosas transnacionais no estado de São Paulo, no primeiro semestre do ano, e a uma operação policial realizada de julho de 2023 a abril na Baixada Santista.”

Dados do Mapa da Segurança Pública de 2025, do Ministério da Justiça, revelam que a letalidade policial em São Paulo cresceu 61,31% em 2024, com 4 em cada 10 assassinatos no estado atribuídos a policiais. O caso de Fabio Oliveira Ferreira, morto em 28 de julho de 2023, é destacado no documento. Segundo investigações, o capitão Marcos Correa de Moraes Verardino disparou três tiros de fuzil contra Ferreira, que estava com as mãos levantadas, enquanto o cabo Ivan Pereira da Silva efetuou dois disparos no tórax da vítima já caída.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP), sob a liderança do Procurador-Geral Paulo Sérgio de Oliveira e Castro, arquivou em julho de 2025 todas as denúncias relacionadas às mortes nas operações Escudo e Verão. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi procurada pela CNN, mas não respondeu até o momento. O espaço permanece aberto para manifestações.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A prefeitura de Cansanção suspende comercialização de destilados por 15 dias em medida preventiva
Decisão visa proteger a população após indícios de bebidas irregulares, como metanol, e segue operação que apreendeu mais de 500 garrafas suspeitas no norte da Bahia
Salvador nomeia 37 aprovados em concurso para atuar na saúde 37 páginas da web
Reforço na rede municipal de saúde com técnicos de enfermagem e saúde bucal
Wagner oferece vaga de suplente a Coronel para evitar divisão na chapa ao Senado em 2026
Petista tenta acordo com aliado do PSD para manter união da base aliada na Bahia e evitar confronto interno
Pesquisa mostra reprovação de 50% ao governo Lula, com 47% de aprovação
Pesquisa revela desaprovação de 50% ao governo Lula, com aprovação em 47% entre os brasileiros
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Governo Trump suspende temporariamente emissão de vistos para brasileiros e mais 74 nacionalidades
Medida, que entra em vigor em 21 de janeiro, visa revisar critérios de concessão e evitar “ônus público”; Brasil está na lista de países afetados, mas Embaixada dos EUA ainda não confirmou oficialmente
Carregando..