“Não recuaremos um milímetro”: Alexandre de Moraes desafia sanções dos EUA

“Não há chance de recuarmos um milímetro sequer”, declarou com firmeza.
Por: Brado Jornal 18.ago.2025 às 15h33
“Não recuaremos um milímetro”: Alexandre de Moraes desafia sanções dos EUA
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em entrevista ao The Washington Post, foi apresentado como um juiz que resiste às pressões do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Ele relatou que, ao assistir a um jogo do Corinthians, foi notificado por mensagens em seu celular sobre a desobediência de Jair Bolsonaro (PL) a uma determinação judicial que proibia o uso de redes sociais. Moraes agiu rapidamente, ordenando a prisão domiciliar do ex-presidente, cujo julgamento por tentativa de golpe de Estado está próximo.

Moraes afirmou que as sanções americanas, como a perda de seu visto e a aplicação da Lei Magnitsky — que impede transações com bancos dos EUA por alegadas violações de direitos humanos —, não influenciarão o processo. “Não há chance de recuarmos um milímetro sequer”, declarou com firmeza.

Ele destacou que o Brasil, marcado por períodos ditatoriais sob Getúlio Vargas e o regime militar, além de várias tentativas de golpe, desenvolveu maior resistência democrática. “Países que sofrem crises graves criam defesas mais robustas, como anticorpos”, comparou, sugerindo que os EUA, sem histórico de golpes, têm menos familiaridade com essa fragilidade.

Comprometido com a justiça, Moraes garantiu: “Analisaremos as provas, condenando os culpados e absolvendo os inocentes.” Ele admitiu que as sanções são desagradáveis, mas reiterou sua admiração pelos EUA como constitucionalista. O ministro também apontou que a desinformação nas redes sociais tem abalado as relações entre Brasil e EUA. “O Brasil seguirá esclarecendo os fatos, e as investigações continuarão enquanto necessário”, concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A prefeitura de Cansanção suspende comercialização de destilados por 15 dias em medida preventiva
Decisão visa proteger a população após indícios de bebidas irregulares, como metanol, e segue operação que apreendeu mais de 500 garrafas suspeitas no norte da Bahia
Partido Novo denuncia outdoors de deputado federal em Alagoinhas com propaganda eleitoral antecipada
TRE-BA acata denúncia e dá 48 horas para Joseildo Ramos retirar propaganda irregular
Incêndio atinge casarão histórico em Salvador e deixa um ferido
Albergue irregular que funcionava no imóvel centenário, no bairro do Comércio, foi consumido pelas chamas; vítima sofreu queimaduras e foi socorrida
Trump inclinado a intervir no Irã em apoio aos manifestantes
Fontes israelenses revelam decisão americana de agir contra repressão do regime, em meio a protestos que ganham força
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Heraldo Rocha rebate Jaques Wagner e o acusa de espalhar fake news
Ex-deputado diz que senador do PT mente sobre pré-candidatura de ACM Neto e sugere que ele resolva problemas internos da própria sigla
Carregando..