Ciro Nogueira critica Celso Amorim e política externa de Lula em fórum no Rio

A crítica de Nogueira ocorre após declarações de Amorim na quarta-feira (20.ago), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
Por: Brado Jornal 22.ago.2025 às 12h44
Ciro Nogueira critica Celso Amorim e política externa de Lula em fórum no Rio
Evandro Macedo/LIDE - 22.ago.2025

Em discurso no 24º Fórum Empresarial do Lide, realizado nesta sexta-feira (22.ago.2025) no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), vice-presidente da União Progressista, classificou Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como uma “criatura das cavernas”. Nogueira criticou a condução da política externa brasileira, acusando-a de atacar os Estados Unidos e Israel. “Lula, com essa política equivocada, liderada por Celso Amorim, parece viver um atraso, como se os EUA fossem perder relevância global nas próximas décadas, algo improvável pelos próximos 50 anos”, declarou, arrancando reações do público. “É uma criatura, de fato”, reforçou o senador.


A crítica de Nogueira ocorre após declarações de Amorim na quarta-feira (20.ago), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Na ocasião, o assessor afirmou que o governo de Donald Trump se recusa a negociar sobre tarifas impostas a produtos brasileiros, atitude que classificou como “desrespeitosa” e uma “intromissão”. Ele destacou que a soberania brasileira é “inquestionável” e que Lula não cederá a pressões externas, respeitando a independência dos poderes no país.


Amorim também rebateu acusações da oposição, que aponta falta de diálogo do governo Lula com os EUA. Segundo ele, houve tentativas de aproximação, como uma videoconferência marcada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com Scott Bessent, secretário do Tesouro americano, que foi cancelada sem explicações. O assessor reiterou que o Brasil busca diálogo, mas não abrirá mão de sua soberania para atender demandas externas.


Fórum Empresarial do Lide no Rio


O 24º Fórum Empresarial do Lide, iniciado às 8h30 desta sexta-feira (22.ago.2025), reuniu líderes políticos e empresariais. A abertura contou com Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil). O evento, que segue até 17h45, inclui quatro painéis e a participação de oito governadores: Cláudio Castro (RJ), Gladson Cameli (AC), Ronaldo Caiado (GO), Wanderley Barbosa (TO), Paulo Dantas (AL), Renato Casagrande (ES), Romeu Zema (MG) e Fátima Bezerra (RN).


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o expositor da conferência de abertura, às 9h30. O evento será encerrado com uma conferência do ministro Alexandre de Moraes, também do STF. O encerramento contará com João Doria Neto, presidente do Lide, Luiz Fernando Furlan, chairman do Lide e ex-ministro do Desenvolvimento (2003-2007), e João Doria, co-chairman do Lide e ex-governador de São Paulo (2019-2022). A programação completa está disponível em PDF (11 MB).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
André Mendonça defende respeito e liberdade em palestra no Fórum Lide
A fala ocorre após a divulgação de mensagens trocadas entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Relatório da PF detalha resistência inicial de Michelle Bolsonaro em operação na casa do ex-presidente
Ex-primeira-dama recebeu advertências, mas colaborou com agentes após orientações
Isenção de Imposto de Renda até R$ 5.000 é aprovada com urgência na Câmara
O projeto, relatado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), preserva a proposta original do governo para a faixa de isenção e amplia os descontos para quem ganha até R$ 7.350 por mês.
Embaixada dos EUA critica Moraes por ameaças a bancos brasileiros
Representação diplomática questiona abuso de poder judicial e cobra posicionamento do governo brasileiro
Valdemar diz que Bolsonaro decidirá apoio em 2026 "pela própria cabeça"
Sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro, Valdemar criticou a tornozeleira eletrônica e as suspeitas de fuga para a Argentina
Carregando..