Deputado solicita reforço na vigilância de Bolsonaro por risco de fuga

A solicitação de Farias inclui medidas para intensificar a segurança no entorno da casa do ex-presidente, como aumento do policiamento ostensivo
Por: Brado Jornal 25.ago.2025 às 13h59
Deputado solicita reforço na vigilância de Bolsonaro por risco de fuga
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Farias alega que há “risco concreto” de Bolsonaro tentar fugir do país, possivelmente buscando asilo político na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a aproximadamente 10 minutos de sua residência em Brasília.


A solicitação de Farias inclui medidas para intensificar a segurança no entorno da casa do ex-presidente, como aumento do policiamento ostensivo e discreto, monitoramento eletrônico contínuo, fiscalização rigorosa na região e protocolos para impedir deslocamentos não autorizados. “Essas ações são essenciais para assegurar o cumprimento da lei, proteger a ordem pública e manter a autoridade das decisões judiciais”, defendeu o deputado.


Além disso, Farias protocolou um ofício à Polícia Federal (PF), que informou o STF e a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) sobre a demanda. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, assinou os documentos, designando o delegado Elias Milhomens de Araújo como responsável por eventuais emergências. A PF encaminhou o pedido à Seape-DF para as providências cabíveis.


No pedido de prisão preventiva, protocolado na sexta-feira (22 de agosto), o congressista argumenta que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas pelo STF e estaria coordenando ações da oposição para obstruir investigações, mesmo em prisão domiciliar. “A prisão domiciliar não é suficiente. Temo que ele tente fugir”, afirmou Farias, destacando a proximidade da Embaixada dos Estados Unidos como um fator de risco.


Em um vídeo publicado nas redes sociais no sábado (23 de agosto), o deputado gravou em frente à embaixada, alertando que Bolsonaro poderia buscar refúgio no local para se proteger de uma eventual prisão, contando com a imunidade oferecida pelo governo norte-americano. Segundo a equipe de Farias, o trajeto entre o condomínio onde Bolsonaro reside e a embaixada pode ser percorrido em cerca de 10 minutos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Recursos de Bolsonaro e aliados na trama golpista vão a julgamento no STF a partir de 7 de novembro
Embargos buscam corrigir supostas falhas, mas especialistas veem pouca chance de alteração nas condenações
Senador Ciro Nogueira participa de jantar com Lula e irmãos Batista em meio a denúncias de propina da JBS
Presença de Ciro Nogueira em evento com líderes da pecuária levanta debates sobre escândalo de 2014
Lula discute tarifas dos EUA e negociações com Trump em Kuala Lumpur
As declarações de Lula vieram em resposta a comentários de Trump, que, ao embarcar no Air Force One na mesma segunda-feira, descreveu a reunião com o presidente brasileiro no domingo (26.out) como “ótima”.
Trump prioriza China sobre Bolsonaro em diálogo com Lula
Pragmatismo geopolítico redefine alianças na América do Sul
La Niña intensifica chuvas em Salvador e eleva riscos em encostas
Moradores e prefeitura buscam soluções para temporais mais severos
Bolsonaro chora muito, dizem aliados, sob pressão judicial e estagnação política
Visitantes que estiveram com Bolsonaro em prisão domiciliar relatam que ele tem chorado intensamente, abalado pelo julgamento
Carregando..