Nesta terça-feira (2), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) devido a problemas de saúde. Segundo Flávio, o pai desejava estar presente, mas não pôde enfrentar as longas horas do que ele chamou de “teatro orquestrado” pelo ministro Alexandre de Moraes. “Visitei ele ontem. Está firme, mas indignado com esse processo, que é manipulado desde o começo por Moraes”, declarou o senador em entrevista no Senado.
O STF começou hoje a julgar Bolsonaro e outros sete acusados por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A análise ocorre na Primeira Turma, formada pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin (presidente da turma), Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux, com sessões marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.
Flávio também defendeu a aprovação de um projeto de anistia “ampla, geral e irrestrita”, que, segundo ele, está em elaboração e será apresentado em breve. Ele mencionou conversas com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Bolsonaro, que esteve em Brasília hoje para discutir a proposta. “Tarcísio é leal, uma liderança que nos ajuda na articulação”, destacou o senador.
Em vez de acompanhar o julgamento, Flávio optou por presidir uma audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado, onde foi ouvido, por videoconferência, Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na gestão de Moraes. Tagliaferro, que liderou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de vazar mensagens do gabinete de Moraes. Em maio, a Polícia Federal o indiciou por violação de sigilo funcional com prejuízo à administração pública. Em 23 de agosto, a PGR denunciou o ex-assessor por crimes como violação de sigilo, coação, obstrução de investigação e tentativa de subversão do Estado Democrático de Direito.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...