Hugo Motta e Sóstenes discutem anistia, mas votação segue sem prazo definido

Sem cronograma, Câmara avalia proposta que pode beneficiar condenados do 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 05.set.2025 às 08h46
Hugo Motta e Sóstenes discutem anistia, mas votação segue sem prazo definido
Marina Ramos / Câmara dos Deputados
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), informou que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não definiu quando o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 será votado. Após reunião na noite de quinta-feira (4.set.2025), Sóstenes revelou que Motta pediu para ele dialogar com líderes de outros partidos, como União Brasil, PSD, PP e Republicanos, mas não apresentou um cronograma para a tramitação. “Ele me pediu para voltar na segunda-feira e para eu conversar com os demais líderes, especialmente do União Brasil, PSD, Republicanos e do PP. Próxima semana serão sessões remotas e depois ele vai comunicar as decisões dele”, afirmou o líder do PL.

A proposta de anistia, prioridade da oposição, ganhou força com o apoio de parlamentares do Centrão e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Sóstenes participou de um jantar na quarta-feira (3.set.2025) com Tarcísio e o pastor Silas Malafaia, onde o tema foi debatido. Segundo o deputado, Tarcísio relatou detalhes de uma conversa com Motta, que incluiu os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do Republicanos, Marcos Pereira. O líder do PL expressou otimismo, mas destacou que Motta parece hesitante em avançar com a discussão enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. “Não me deu cronograma, mas falou o que já tinha falado para vocês, que vai pautar, mas sem cronograma nenhum”, completou Sóstenes.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, que inclua o ex-presidente. Sóstenes reforçou que considera “inadmissível” debater a proposta sem beneficiar Bolsonaro. No entanto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), propôs um texto alternativo que aliviaria penas, mas não incluiria o ex-presidente, o que foi rejeitado pelo PL. “Presidente de Câmara e de Senado não têm que falar de texto, deve ser um árbitro. Quem fala de texto é relator e o plenário é soberano para decidir”, disse Sóstenes, classificando a postura de Alcolumbre como “estranha”.

Motta, por sua vez, mantém cautela. “Estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta [anistia], não há ainda nenhuma definição. Nós estamos sempre ouvindo o colégio de líderes nessas pautas”, declarou à imprensa. Ele confirmou diálogos com Tarcísio, destacando que o governador, filiado ao mesmo partido, manifestou interesse na anistia. “O governador é um querido amigo, é do nosso partido, nós temos dialogado sempre. Não tem nenhuma novidade em relação a isso. O governador tem um interesse de que se paute a anistia e isso é público, e nós estamos ouvindo a todos”, afirmou.

A pressão pela anistia cresceu após o início do julgamento de Bolsonaro no STF, mas a oposição espera que a votação ocorra após sua conclusão, prevista para 12 de setembro. Sóstenes acredita que há maioria na Câmara para aprovar a proposta e confia que Alcolumbre não impedirá sua tramitação no Senado. “Nossa discussão é anistiar todo mundo ou não. Redução de pena não vai livrar as pessoas que estão fora do país”, declarou, rejeitando propostas mais restritivas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
União Brasil e PP mantêm apoio a Lula apesar de saída do governo
Parlamentares governistas permanecem fiéis ao Planalto
Prefeito de Contendas do Sincorá tem mandato cassado por compra de votos
Esquema envolveu dinheiro, cestas básicas e botijões de gás
Comissão parlamentar intima “Careca do INSS” para depoimento sobre fraudes
Investigações avançam com convocação de figuras centrais no esquema de descontos irregulares
Grupo do PL propõe excluir Bolsonaro de anistia para viabilizar projeto
Estratégia busca facilitar aprovação de perdão aos condenados pelo 8 de janeiro
Banco Central veta aquisição do Banco Master pelo BRB
Decisão impede formação de conglomerado avaliado em R$ 100 bilhões
Tarcísio defende anistia, mas Câmara segue sem decisão, afirma Motta
Presidente da Casa avalia posições de líderes partidários sobre projeto polêmico
Carregando..