O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) deu início a uma ação para mapear jovens baianos entre 15 e 29 anos, com foco nas eleições de 2026. Um acordo de cooperação entre a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) foi formalizado no dia 4 de setembro, assinado por José Acácio de Almeida Ferreira, diretor da SEI, e Adolpho Loyola, aliado próximo do governador. O termo, publicado no Diário Oficial do estado na sexta-feira, 5 de setembro, tem validade de três anos.
O objetivo é criar um relatório analítico e um painel de visualização com dados integrados sobre a juventude baiana. Em 2022, esse grupo, que representava 24,66% do eleitorado, foi decisivo para a vitória de Jerônimo, especialmente nos últimos dias de campanha, quando o petista conquistou parte significativa desse público. Jovens eleitores, menos ligados a partidos e mais influenciados por mudanças no cenário político, tendem a seguir tendências, mas também abandonam rapidamente siglas em declínio, segundo pesquisas.
Vereadores de Salvador miram cargos em 2026
Na capital, pelo menos 12 vereadores planejam candidaturas para 2026. Na base do prefeito Bruno Reis (União Brasil), destacam-se oito nomes: Alexandre Aleluia (federal ou estadual), André Fraga (estadual), Cezar Leite (federal), Marcelle Moraes (estadual), Ricardo Almeida (estadual), Paulo Magalhães Júnior (estadual), Isandro Filho (federal) e Jorge Araújo (federal). O presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), pretende lançar seu filho, Carlos Muniz Filho, para deputado federal. Já na base do PT, quatro vereadores aparecem como pré-candidatos: David Rios (estadual), Marta Rodrigues (federal), Felipe Santana (estadual) e Silvio Humberto (estadual ou federal).
Renovação na Assembleia Legislativa
Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a expectativa é de mudanças significativas. Além de Alan Sanches, outros dois nomes do União Brasil podem concorrer à Câmara dos Deputados: Manoel Rocha, que deve suceder o pai, Zé Rocha, e Robinho. Maria Del Carmen (PT) planeja abrir espaço para seu filho, enquanto Nelson Leal (PP) avalia não disputar a reeleição.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...