Política Exclusivo

Banqueiro Augusto Lima, preso em operação da PF, e esposa Flávia Arruda foram homenageados na Alba por deputado do PL baiano

Em novembro de 2023, Augusto Ferreira Lima e sua esposa, Flávia Arruda (ex-deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Governo no governo Jair Bolsonaro), foram homenageados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Por: Brado Jornal 18.nov.2025 às 14h22 - Atualizado: 20.nov.2025 às 09h07
Banqueiro Augusto Lima, preso em operação da PF, e esposa Flávia Arruda foram homenageados na Alba por deputado do PL baiano

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Compliance Zero, que resultou na prisão preventiva de Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio do Banco Master, além de outros quatro executivos da instituição. Durante o cumprimento do mandado na residência de Augusto Lima, os agentes encontraram R$ 1,6 milhão em espécie, conforme apuraram os jornalistas Camila Bomfim e Fábio Amato, do G1.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Entre os presos estão:

- Daniel Bueno Vorcaro, presidente e dono do Banco Master

- Luiz Antônio Bull, diretor de Riscos, Compliance, RH, Operações e Tecnologia

- Alberto Felix de Oliveira Neto, superintendente executivo de Tesouraria

- Ângelo Antônio Ribeiro da Silva, sócio

- Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio

A operação apura a emissão de títulos de crédito falsos e carteiras de crédito insubsistentes, com bloqueio judicial de aproximadamente R$ 12 bilhões em bens dos investigados. No mesmo dia, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e determinou a indisponibilidade de bens dos controladores e ex-administradores.

A ação policial ocorreu um dia após o consórcio liderado pela Fictor Holding Financeira anunciar proposta de compra do Banco Master. Em setembro de 2025, o Banco Central havia rejeitado a aquisição da instituição pelo BRB (Banco de Brasília). Com a liquidação extrajudicial, o processo de venda foi automaticamente suspenso.

As investigações, iniciadas em 2024 a partir de requisição do Ministério Público Federal, identificaram a suposta fabricação de ativos de crédito inexistentes, posteriormente vendidos a outras instituições financeiras e substituídos sem avaliação técnica adequada após fiscalização do BC.

Em novembro de 2023, Augusto Ferreira Lima e sua esposa, Flávia Arruda (ex-deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Governo no governo Jair Bolsonaro), foram homenageados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A sessão, proposta e presidida pelo deputado estadual Vitor Azevedo (PL), então presidente do diretório baiano do partido, concedeu a Flávia Arruda o título de cidadã baiana e entregou comenda a Augusto Lima em reconhecimento à sua trajetória empresarial no estado.

Augusto Lima e Flávia Arruda casaram-se em 20 de janeiro de 2024, em cerimônia realizada na Ilha dos Frades, em Salvador. Flávia Arruda preside o Instituto Terra Firme, entidade fundada por Augusto Lima.

Até o momento, não há menção nos autos da Operação Compliance Zero a envolvimento de Flávia Arruda ou do deputado Vitor Azevedo nas irregularidades apuradas. As investigações seguem em andamento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro indicado por Bolsonaro assumirá presidência do TSE nas eleições de 2026
Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente da Corte Eleitoral, assumirá o comando do tribunal em maio de 2026 e coordenará o pleito presidencial do ano
Deputado Nelson Leal critica início de 2026 como pior momento da gestão Jerônimo
Parlamentar do PP aponta agravamento em segurança, saúde e infraestrutura, obras paralisadas e falta de liderança
Investigação do MPF apura uso irregular de recursos do SUS em contrato da prefeitura de Riacho de Santana
Suspeitas envolvem “carona” em ata de outro município, terceirização indevida e desrespeito à exigência de concurso público
Jaques Wagner defende chapa "puro-governador" para 2026
Senador petista aposta em composição com Jerônimo na reeleição e ele próprio e Rui Costa ao Senado; admite negociação com Angelo Coronel para evitar divisão no grupo
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
Carregando..