O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste sábado (22.nov.2025) a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) logo após o registro de violação intencional da tornozeleira eletrônica que ele usava em regime domiciliar.
Segundo a decisão, o equipamento foi danificado às 0h08, evidenciando a intenção de fuga do ex-presidente. A medida foi reforçada pelo risco de perturbação da ordem pública com a convocação de uma vigília feita na sexta-feira (21.nov) pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que pediu orações pela saúde do pai e afirmou que “venceremos as injustiças, as lutas e todas as perseguições” pela fé.
Trecho do despacho de Moraes:
“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025. A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”.
Cerca de seis horas após o incidente, policiais federais retiraram Bolsonaro de sua residência em Brasília e o levaram para uma sala especial na Superintendência da PF na capital. Trata-se de medida cautelar, não do início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses aplicada em setembro por tentativa de golpe de Estado.
Linha do tempo do caso em 2025
- 18 de fevereiro: PGR denuncia Bolsonaro e outros 33 por tentativa de golpe após eleições de 2022 e atos do 8 de janeiro de 2023.
- 4 de agosto: STF impõe prisão domiciliar com tornozeleira, suspeitando de obstrução com ajuda do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), residente nos EUA.
- 11 de setembro: 1ª Turma do STF condena o ex-presidente e corréus, fixando pena de 27 anos e 3 meses.
- 22 de novembro: Após tentativa de quebra da tornozeleira e convocação de ato por Flávio Bolsonaro, Moraes determina prisão preventiva e transferência imediata para a PF.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...