Bolsonaro tem prisão preventiva decretada após tentar quebrar tornozeleira eletrônica

Segundo a decisão, o equipamento foi danificado às 0h08, evidenciando a intenção de fuga do ex-presidente.
Por: Brado Jornal 22.nov.2025 às 08h32
Bolsonaro tem prisão preventiva decretada após tentar quebrar tornozeleira eletrônica

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste sábado (22.nov.2025) a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) logo após o registro de violação intencional da tornozeleira eletrônica que ele usava em regime domiciliar.

Segundo a decisão, o equipamento foi danificado às 0h08, evidenciando a intenção de fuga do ex-presidente. A medida foi reforçada pelo risco de perturbação da ordem pública com a convocação de uma vigília feita na sexta-feira (21.nov) pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que pediu orações pela saúde do pai e afirmou que “venceremos as injustiças, as lutas e todas as perseguições” pela fé.

Trecho do despacho de Moraes:  

“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025. A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”.

Cerca de seis horas após o incidente, policiais federais retiraram Bolsonaro de sua residência em Brasília e o levaram para uma sala especial na Superintendência da PF na capital. Trata-se de medida cautelar, não do início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses aplicada em setembro por tentativa de golpe de Estado.

Linha do tempo do caso em 2025

- 18 de fevereiro: PGR denuncia Bolsonaro e outros 33 por tentativa de golpe após eleições de 2022 e atos do 8 de janeiro de 2023.  

- 4 de agosto: STF impõe prisão domiciliar com tornozeleira, suspeitando de obstrução com ajuda do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), residente nos EUA.  

- 11 de setembro: 1ª Turma do STF condena o ex-presidente e corréus, fixando pena de 27 anos e 3 meses.  

- 22 de novembro: Após tentativa de quebra da tornozeleira e convocação de ato por Flávio Bolsonaro, Moraes determina prisão preventiva e transferência imediata para a PF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
Milei recusa conversa com Lula sobre Venezuela e apoia vitória de Flávio Bolsonaro nas eleições
Presidente argentino declara em entrevista que não tem interesse em dialogar com o brasileiro sobre a crise venezuelana, critica o “socialismo do século 21” e manifesta preferência aberta por Flávio Bolsonaro como futuro líder do Brasil, em meio a tensões bilaterais
Otto Alencar consolida influência na Bahia com filho no TCE após nora no TCM
Família amplia presença em tribunais de contas com nomeações vitalícias e altos salários em meio a alianças políticas
Carlos Bolsonaro divulga foto do pai de cueca em crise de vômito
Piorou quadro de saúde de Bolsonaro, diz Carlos
Idoso de 81 anos morre após mal súbito em corrida na Bahia
Júlio Amorim, corredor assíduo, sofreu infarto fulminante durante a Corrida Virgulino em Vitória da Conquista
Cara de pau: Jaques Wagner diz que Ponte Salvador-Itaparica deve operar até 2030
Senador atribui atraso à pandemia, alta de custos e aprovações do TCE e MP; novo decreto autoriza desapropriação em Vera Cruz para acessos viários
Carregando..