Política Exclusivo

Obra do Hospital Regional de Alagoinhas avança, mas relação do prefeito com empresa contratada reacende suspeitas

o foco das críticas recai sobre a participação da QG Construções, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, e seu vínculo familiar com o atual prefeito, Gustavo Carmo.
Por: Brado Jornal 03.dez.2025 às 06h41 - Atualizado: 03.dez.2025 às 06h46
Obra do Hospital Regional de Alagoinhas avança, mas relação do prefeito com empresa contratada reacende suspeitas

A construção do Hospital Regional de Alagoinhas, prevista para ser entregue em janeiro de 2026, volta a gerar questionamentos sobre a relação do poder público municipal com empresas contratadas pelo Estado. Embora a obra esteja com 84% de execução, o foco das críticas recai sobre a participação da QG Construções, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, e seu vínculo familiar com o atual prefeito, Gustavo Carmo.

A QG Construções integra o Consórcio Saúde Alagoinhas, vencedor da licitação de 2023 que destinou mais de R$ 161 milhões à construção do hospital. Um dos sócios da empresa é Guilherme Carmo, primo do hoje prefeito. À época do resultado da licitação, Gustavo ainda era secretário de Educação e já se posicionava como o nome escolhido pelo então prefeito Joaquim Neto para a sucessão municipal.

O parentesco voltou ao centro do debate agora que Gustavo administra a cidade e acompanha de perto a execução da obra. Críticos apontam que, embora o contrato tenha sido firmado pelo governo estadual, a presença de uma empresa ligada a um familiar do prefeito em uma obra de grande porte levanta dúvidas sobre influência política e favorecimento indireto.

A situação é agravada pelo histórico da própria QG Construções com o poder público de Alagoinhas. Em 2012, o Tribunal de Contas dos Municípios determinou o encerramento de um contrato da empresa com a prefeitura devido ao parentesco entre um de seus sócios e membros do governo municipal da época. A reincidência de vínculos familiares em contratos públicos reforça o questionamento sobre a lisura das relações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e anuncia novas regras para decisões no PL
O senador confirmou que já se reconciliou com Michelle: “Falei com ela, pedi desculpas, ela também me pediu. Hoje à tarde teremos uma reunião no PL para estabelecer uma rotina de decisões coletivas e evitar que isso se repita”.
Senador mineiro critica indicação de Messias ao Supremo por apoio a Dino em bloqueio de emendas
Viana avalia que parecer do chefe da AGU gerou 'insatisfação muito grande' no Congresso e exige retratação na sabatina
Senadores do PL e Novo recusam almoço com Jorge Messias nesta terça-feira (2)
Indicado de Lula ao STF não será recebido no tradicional encontro semanal da bancada de oposição
Filhos de Bolsonaro declaram guerra aberta a Michelle menos de 15 dias após prisão do ex-presidente
Flávio, Eduardo e Carlos acusam ex-primeira-dama de desrespeitar decisão de Jair Bolsonaro ao sabotar aliança no Ceará; PL marca reunião de emergência para conter avanço dela
STF impõe sigilo total em processo de Daniel Vorcaro sobre competência da Justiça Federal
Daniel Vorcaro foi detido no dia 17 de novembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar para os Emirados Árabes Unidos.
Lula e Trump conversam por telefone sobre tarifas comerciais e combate ao crime organizado
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula avaliou como positiva a recente decisão norte-americana de suspender a sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros como café, carne e frutas
Carregando..