Toffoli transfere para o STF investigação sobre Banco Master por conexão com deputado Bacelar

Decisão atende defesa de Daniel Vorcaro e determina que todos os atos futuros da PF no caso passem pelo crivo do Supremo
Por: Brado Jornal 04.dez.2025 às 10h10
Toffoli transfere para o STF investigação sobre Banco Master por conexão com deputado Bacelar
Nelson Jr./STF
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (3) que a competência para conduzir as apurações envolvendo o Banco Master pertence à própria Corte máxima do país.

A medida acolheu argumento apresentado pela defesa do empresário Daniel Vorcaro, dono da instituição financeira, segundo o qual um contrato imobiliário apreendido pela Polícia Federal menciona o deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA), parlamentar que possui foro por prerrogativa de função.

Com isso, qualquer nova diligência, busca, quebra de sigilo ou outra medida investigativa deverá ser previamente autorizada pelo STF, e não mais pela primeira instância ou pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O foro privilegiado garante que deputados federais e outras autoridades sejam julgados diretamente pelo Supremo em crimes praticados durante o exercício do mandato ou em razão dele.

Bacelar confirmou que participou da estruturação de um fundo imobiliário para construção de um condomínio de luxo em Trancoso, na Bahia, e que Vorcaro demonstrou interesse em participar do empreendimento, mas a operação nunca se concretizou.

Toffoli também permitiu que a Polícia Federal continue tendo acesso aos elementos já colhidos, desde que novos passos investigativos sejam submetidos ao Supremo. O ministro ainda decretou sigilo sobre o processo que tramita no STF.

O caso Banco Master

Daniel Vorcaro é investigado por suposta participação em esquema de emissão de títulos de crédito falsos, além dos crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.

Conhecido por uma estratégia agressiva no mercado, o Banco Master captava recursos oferecendo CDBs com rentabilidade muito acima da média, prática que já vinha sendo acompanhada com preocupação por parte do sistema financeiro.

Vorcaro foi preso no dia 18 de novembro durante a Operação Compliance Zero, deflagrada para apurar fraudes com títulos no Sistema Financeiro Nacional. Dez dias depois, uma desembargadora do TRF-1 concedeu liberdade provisória ao empresário, impondo o uso de tornozeleira eletrônica.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Supremo suspende loterias e apostas esportivas criadas por municípios em todo o país
Decisão liminar de Nunes Marques paralisa imediatamente atividades locais e impõe multas pesadas
Rio de Janeiro tem nova configuração do crime organizado: Comando Vermelho cresce, milícias perdem terreno e TCP vira terceira potência
Quase 4 milhões de pessoas vivem sob domínio ou influência de grupos armados na Região Metropolitana
Joesley Batista viajou a Caracas para convencer Maduro a deixar o poder, afirma Bloomberg
Empresário da JBS atuou por conta própria para transmitir apelo de Trump por transição pacífica na Venezuela
Acidente fatal em academia: barra de supino cai sobre peito de presidente de agremiação de bonecos gigantes em Olinda
Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, morreu na segunda-feira após usar “pegada suicida” em exercício de alto risco
O embate de Michelle: a jogada que abala a família Bolsonaro
Disputa interna no PL expõe tensões entre ex-primeira-dama e herdeiros do ex-presidente pelo controle de alianças eleitorais
Jorge Messias solicita revisão da liminar de Gilmar Mendes sobre pedidos de impeachment de ministros
AGU defende revisão da limitação imposta por Gilmar Mendes e suspensão temporária de efeitos
Carregando..