Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026

O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.
Por: Brado Jornal 10.dez.2025 às 14h53
Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026

Lideranças nacionais do PL, PP, União Brasil e Republicanos comunicaram ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em reunião reservada realizada na segunda-feira (9), que sua candidatura à Presidência da República seria eleitoralmente inviável, sobretudo nas regiões Nordeste e parte do Norte, onde o sobrenome Bolsonaro carrega rejeição elevada.


Segundo participantes do encontro – que reuniu Valdemar Costa Neto (presidente do PL), Ciro Nogueira (PP), Antônio Rueda (União Brasil) e o senador Rogério Marinho (PL-RN) –, Flávio herdaria o peso negativo do pai sem contar com o mesmo apelo popular de Jair Bolsonaro. O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.


A avaliação é que o nome Bolsonaro ainda funciona bem em redutos como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, mas se torna “tóxico” em boa parte do Nordeste e em alguns estados do Norte. 


- Ciro Nogueira, piauiense, quer desempenho forte no Piauí;

- Rogério Marinho precisa garantir reeleição no Rio Grande do Norte;

- O União Brasil tem interesse em crescer no Amapá (base de Davi Alcolumbre) e em outros estados da região.


Por isso, o nome que reúne consenso entre os dirigentes é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele é visto como o único capaz de manter a ligação com o eleitorado bolsonarista sem carregar a alta rejeição da família Bolsonaro.


Durante a conversa, Flávio demonstrou ansiedade, interrompeu várias vezes os interlocutores e insistiu que possui pesquisas internas mostrando viabilidade de sua candidatura e possibilidade real de vencer Lula em 2026.


Aliados presentes relatam que o senador, em conjunto com os irmãos Eduardo e Carlos, convenceu Jair Bolsonaro de que o melhor para a família é lançar um candidato com o sobrenome, mesmo que isso signifique preservar o legado de votos dentro do núcleo familiar – ainda que à custa de uma provável derrota nacional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Amin Designado Relator de Medida que Ameniza Punições em Caso de Golpe
Disputa por Apoio Bolsonarista Marca Escolha em Santa Catarina; Texto Avança Após Negociação na Câmara
Flávio Bolsonaro reafirma que não desistirá da pré-candidatura para apoiar Tarcísio
Senador recua de declaração sobre “preço” e diz que segue no projeto presidencial; governador paulista elogia aliado, mas mantém portas abertas para outros nomes da direita
Moraes autoriza uso de slides por Filipe Martins após rejeição prévia no STF
Decisão parcial do relator libera novo conjunto de materiais para defesa, mas barra vídeo e fotos tidas como inadequadas
Projeto de redução de penas dos atos de 8 de janeiro entra na pauta da Câmara
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada do PL na Câmara, afirmou que assumiu o compromisso de não apresentar emenda ou destaque que tentasse recuperar a versão original de anistia geral.
Câmara aprova redução de penas para réus do 8 de Janeiro e rejeita anistia ampla
O texto, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora segue para o Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que pretende colocar a votação ainda em 2025.
Carregando..