A Polícia Federal conclui em laudo que Jair Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha sem necessidade de domiciliar

Peritos identificam sete comorbidades crônicas no ex-presidente, recomendam otimização de cuidados preventivos e monitoramento, mas descartam transferência hospitalar imediata; documento subsidia análise de Alexandre de Moraes sobre pedido da defesa
Por: Brado Jornal 06.fev.2026 às 20h45
A Polícia Federal conclui em laudo que Jair Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha sem necessidade de domiciliar
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal tornou público nesta sexta-feira (6 de fevereiro de 2026) o laudo pericial elaborado por três médicos da corporação sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento foi divulgado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo em que Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses por suposta tentativa de golpe de Estado.

A avaliação ocorreu em 20 de janeiro, quando a junta visitou o ex-presidente na chamada Papudinha, Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, analisando exames clínicos, laboratoriais, de imagem e o histórico médico fornecido pela defesa.

Os peritos constataram que Bolsonaro apresenta sete condições crônicas graves, incluindo problemas cardiovasculares, respiratórios, gastrointestinais, metabólicos e neurológicos, além de sequelas permanentes e multimorbidade. O laudo destaca “sinais neurológicos” que elevam o risco de quedas e de eventos como morte súbita ou infarto, recomendando monitoramento clínico diário, otimização de tratamentos preventivos e intervenção por especialistas.

Apesar disso, a conclusão é clara: “Tais comorbidades não ensejam, no momento, necessidade de transferência para cuidados em nível hospitalar”. Os médicos afirmam que o ex-presidente tem condições de permanecer no local atual, desde que haja manutenção e aprimoramento da assistência médica disponível, com protocolos de resposta rápida para urgências e emergências.

O laudo serve de base para Moraes decidir sobre o pedido da defesa de Bolsonaro por regime de prisão domiciliar humanitária, alegando agravamento do quadro clínico com sintomas como crises de vômito e soluços. A defesa e a Procuradoria-Geral da República (PGR) foram intimadas a se manifestar em até cinco dias, podendo solicitar complementações.

Bolsonaro está detido desde 15 de janeiro na Papudinha, após transferência da superintendência da PF em Brasília. A perícia foi solicitada pelo ministro após insistência da defesa, que cobrava urgência na juntada do documento aos autos. O sigilo sobre o laudo foi afastado por Moraes, que considerou não haver motivos para mantê-lo confidencial.

A defesa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o conteúdo divulgado, mas aliados do ex-presidente veem o relatório como insuficiente para justificar flexibilização da pena, enquanto críticos apontam que o texto reforça a viabilidade do cumprimento prisional com ajustes mínimos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mendonça afirma ter sido monitorado pela PF por mais de 30 dias
Ministro classificou o episódio como de superlativa gravidade e afastou preventivamente a cúpula da corporação
Carlinhos Sobral é alvo de investigação sobre uso eleitoral do Fundeb em Coronel João Sá; político nega
Denúncia aponta 321 nomes na folha da Educação e R$ 14,1 milhões pagos a empresa terceirizada; total passa de R$ 18 milhões. Ex-prefeito diz que não assinou pagamentos e chama reportagem de ataque eleitoral.
Ex-ministros pressionam Fachin por apuração imediata da crise no Supremo
Treze magistrados aposentados pedem sessão pública e cobram respostas sobre fatos que, segundo eles, abalam a autoridade da Corte
Onze diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e oferecem cargos
Nota classifica o afastamento determinado por André Mendonça como ataque injustificado e coloca a cúpula à disposição de William Marcel Murad
Fachin estuda assumir os casos Master e INSS no lugar de André Mendonça
Presidente do STF reuniu auxiliares no domingo para tentar conter o choque com Alexandre de Moraes e avalia levar as duas relatorias, de forma temporária, para a Presidência da Corte
Escola municipal de Cajazeiras será demolida e reconstruída
Unidade Maria Antonieta Alfarano deve ganhar nova sede com mais vagas, quadra coberta e energia solar; prédio atual atende cerca de 160 alunos por turno
Carregando..