Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara

Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Por: Brado Jornal 10.dez.2025 às 10h19
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Reprodução
Agentes da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados expulsaram e agrediram fisicamente jornalistas que cobriam a sessão da Comissão de Segurança Pública, nesta terça-feira (9). O incidente ocorreu quando profissionais da imprensa tentavam registrar a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro ao colegiado.

O deputado Marcelo Aro (PP-MG), que preside a comissão, confirmou os fatos. “Eu vi seguranças dando soco em jornalista. Isso é inaceitável”, declarou Aro. O parlamentar informou que determinou à Diretoria-Geral da Câmara a abertura imediata de investigação para apurar “possíveis excessos” cometidos pelos policiais legislativos.

Imagens que circulam nas redes mostram repórteres sendo empurrados, tendo equipamentos tomados e sofrendo agressões com chutes e socos enquanto tentavam trabalhar no corredor de acesso à sala da comissão.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal divulgou nota de repúdio: “É inadmissível que profissionais da imprensa sejam impedidos de exercer sua função e ainda sofram violência física dentro da Casa legislativa que deveria garantir a transparência e o livre exercício do jornalismo”.

Até o momento, a Diretoria de Polícia Legislativa da Câmara (Depol) não se manifestou oficialmente sobre o caso. A assessoria do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que ele foi comunicado do ocorrido e também determinou apuração rigorosa dos fatos.

O episódio reacende o debate sobre o acesso da imprensa às dependências do Congresso Nacional e o uso da força por parte da segurança institucional contra profissionais de comunicação.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026
O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.
Moraes autoriza uso de slides por Filipe Martins após rejeição prévia no STF
Decisão parcial do relator libera novo conjunto de materiais para defesa, mas barra vídeo e fotos tidas como inadequadas
Câmara aprova redução de penas para réus do 8 de Janeiro e rejeita anistia ampla
O texto, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora segue para o Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que pretende colocar a votação ainda em 2025.
Senado pede a Gilmar Mendes que paralise decisão sobre impeachment de ministros do STF até aprovação de lei
O pedido abrange as ADPFs 1.259 e 1.260, cuja liminar concedida por Gilmar Mendes – que restringe a apresentação de denúncias contra integrantes do STF – seria levada a referendo do plenário na próxima sexta-feira (12.dez).
Capitão Alden defende criação de banco nacional para combater assédio nas polícias
Seminário na PMBA marca avanço no debate sobre proteção aos policiais
Projeto de redução de penas dos atos de 8 de janeiro entra na pauta da Câmara
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada do PL na Câmara, afirmou que assumiu o compromisso de não apresentar emenda ou destaque que tentasse recuperar a versão original de anistia geral.
Carregando..