Bolsonaristas chamam decisão de Alexandre de Moraes de “ditadura” e “usurpação” após cassação de Carla Zambelli

- Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, escreveu nas redes: “É.. congresso. Infelizmente, é triste ver vocês tão enfraquecidos e de joelhos diante de tanta arbitrariedade”.
Por: Brado Jornal 11.dez.2025 às 22h03
Bolsonaristas chamam decisão de Alexandre de Moraes de “ditadura” e “usurpação” após cassação de Carla Zambelli
Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Parlamentares e aliados próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro intensificaram os ataques ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, após o ministro Alexandre de Moraes anular a votação da Câmara que tentava manter o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e determinar a posse imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) em até 48 horas.


A medida monocrática de Moraes, que será submetida à Primeira Turma do STF em sessão virtual marcada para esta sexta-feira (das 11h às 18h) sob a presidência de Flávio Dino, foi classificada por líderes da oposição como “ditadura judicial”, “psicopatia” e “abuso de poder”.


Entre as reações mais duras estão:


- Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, escreveu nas redes: “É.. congresso. Infelizmente, é triste ver vocês tão enfraquecidos e de joelhos diante de tanta arbitrariedade”.


- O líder do PL na Câmara, deputado Sostenes Cavalcante (RJ): “O ditador psicopata que hoje manda nos três Poderes voltou a atacar. Quando um ministro anula a decisão soberana da Câmara e derruba o voto popular, isso deixa de ser Justiça e vira abuso absoluto de poder. Um homem passando por cima do Parlamento e da vontade do povo”.


- Nikolas Ferreira (PL-MG): “Olha o parágrafo segundo. A Constituição não passa de papel higiênico pro Moraes”.


- Senadora Damares Alves (Republicanos-DF): “INACREDITÁVEL! Um decide que o Senado não pode pedir impeachment de ministros, o outro anula decisão do plenário da Câmara. Estamos vivendo uma ditadura do judiciário. Se não colocamos as coisas no devido lugar imediatamente, podemos decretar o fim do Congresso”.


- Coronel Tadeu (PL-SP): “Falam em separação de poderes, mas na prática virou FARSA! Se é pra UM só mandar em tudo, entreguem as chaves e apaguem a luz!”.


O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi comunicado para cumprir a decisão em até 48 horas, conforme o artigo 241 do Regimento Interno da Casa.


A Procuradoria-Geral da República já recebeu a decisão de Moraes, que considerou a votação da Câmara “claramente inconstitucional” por desrespeitar a jurisprudência do STF, que prevê perda automática do mandato para parlamentares com condenação criminal transitada em julgado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
No evento de entrega de ambulâncias em Salvador, Otto Alencar reafirma lealdade a Lula e promete combater conspirações
Senador do PSD faz indireta a Angelo Coronel ao recordar impeachment de Dilma e declara que vai derrubar qualquer tentativa contra o projeto do grupo governista na Bahia
O partido Novo convida empresário Teobaldo Costa para disputar vaga ao Senado pela Bahia
Dono da rede Atakarejo é visto como nome forte para fortalecer a chapa majoritária, ao lado de José Carlos Aleluia na pré-candidatura ao governo, em cenário de polarização eleitoral
A advogada Viviane Barci de Moraes representa empresário Lucas Kallas em processo recém-chegado ao STF
Esposa do ministro Alexandre de Moraes atua com exclusividade no caso ligado a inquérito da PF sobre mineração irregular, com participação de filhos do casal na petição e substabelecimento de outro escritório
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Localidade onde policial foi assassinado terá festa patrocinada pelo Governo da Bahia e Polícia Militar menos de uma semana após a morte
O evento ocorrerá onde foram mortos 11 traficantes em operação policial iniciada na terça-feira (3)
Carregando..