Tarcísio de Freitas vê Flávio Bolsonaro mantendo candidatura mesmo com lei da dosimetria aprovada

“Acho que não desistirá", respondeu Tarcísio quando perguntado diretamente sobre Flávio.
Por: Brado Jornal 11.dez.2025 às 22h12
Tarcísio de Freitas vê Flávio Bolsonaro mantendo candidatura mesmo com lei da dosimetria aprovada
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), declarou nesta quinta-feira que considera improvável que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) renuncie à disputa pela Presidência da República após a aprovação do projeto que permite revisão de penas para condenados por ataques ao Estado democrático de Direito. A posição foi manifestada no Rio de Janeiro, logo depois do seminário “São Paulo e Brasil: Governo e Política”, realizado na Zona Sul da capital fluminense.


“Acho que não desistirá", respondeu Tarcísio quando perguntado diretamente sobre Flávio. Para ele, a nova legislação representa um avanço real na pacificação do país, ao possibilitar que milhares de pessoas de baixa renda, que já cumpriram boa parte da condenação, possam progredir de regime e voltar para casa. “É um passo concreto. Ajuda muita gente humilde a se reintegrar à família”, enfatizou.


Horas antes, durante entrega de unidades habitacionais em Carapicuíba, na Grande São Paulo, o governador já havia classificado a medida como “o que era viável no momento político atual”. Ele defendeu que o texto siga agora para o Senado e que novos avanços sejam buscados em etapas posteriores, sempre com foco no restabelecimento da justiça e na redução de tensões.


Aprovado na Câmara na madrugada da última terça-feira (9), o projeto surgiu logo após Jair Bolsonaro incentivar o filho Flávio a lançar candidatura à Presidência. Embora reduza o tempo que o ex-presidente deverá passar em regime fechado – com saída prevista para 2029 –, a iniciativa fica aquém do desejo do núcleo bolsonarista, que defende anistia ampla e irrestrita.


O próprio Tarcísio, em setembro, ao visitar Jair Bolsonaro em prisão domiciliar em Brasília, criticou a ideia de apenas revisar penas: “Não resolve, porque não se pode falar em redução quando há gente presa por crimes que não cometeu”. Apesar da posição pública mais dura na época, aliados apontam que sempre houve realismo estratégico nos bastidores, tanto pela dificuldade de aprovar perdão total quanto pelo risco de confronto direto com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que já indicaram ver inconstitucionalidade em anistia ampla.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaristas chamam decisão de Alexandre de Moraes de “ditadura” e “usurpação” após cassação de Carla Zambelli
- Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, escreveu nas redes: “É.. congresso. Infelizmente, é triste ver vocês tão enfraquecidos e de joelhos diante de tanta arbitrariedade”.
Lula aponta Tarcísio como único nome forte da oposição e ironiza o resto: “Os outros são só fumaça”
O petista reforçou que a oposição já sente o gosto da derrota nas eleições municipais de 2024 e que 2025 será o “ano da verdade”,
Gilmar Mendes suspende parte de liminar e defende debate no plenário físico sobre impeachment de ministros do STF
Decano recua em restrição à PGR, mantém proteção à independência judicial e elogia prudência de presidentes do Senado
Moraes autoriza visitas de Michelle e Flávio Bolsonaro ao ex-presidente, mas nega regime especial de acesso
Moraes, porém, rejeitou o pedido da defesa para criação de um cadastro prévio que permitiria visitas familiares de segunda a sexta-feira sem necessidade de nova autorização judicial toda semana.
Glauber Braga celebra “vitória coletiva” ao escapar da cassação por quebra de decoro
Deputado do PSOL receberá suspensão de seis meses após briga com coordenador do MBL
Moraes anula votação da Câmara e determina posse imediata de suplente no lugar de Carla Zambelli
Na decisão, Moraes afirmou que a deliberação do plenário da Câmara violou frontalmente a Constituição Federal, configurando “desvio de finalidade”
Carregando..