Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF

Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Por: Brado Jornal 15.dez.2025 às 08h51
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Lula Marques/ EBC
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comunicou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, neste domingo (14), sua renúncia ao mandato parlamentar.

Com a saída, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocará o suplente Adilson Barroso (PL-SP) para tomar posse já nesta segunda-feira (15).

A renúncia acontece apenas dois dias depois que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou, por unanimidade, a cassação imediata do mandato da parlamentar.

Na sexta-feira (12), os ministros confirmaram a decisão individual do relator, Alexandre de Moraes, que invalidou a votação realizada pela Câmara e determinou a perda automática do cargo.

Na quarta-feira (10), o plenário da Câmara havia optado por preservar o mandato de Zambelli, com 227 votos favoráveis à cassação e 110 contrários. Para aprovar a perda, seriam necessários pelo menos 257 votos.

Diante do resultado que manteve a deputada no cargo, Alexandre de Moraes anulou a resolução legislativa, considerando-a inconstitucional.

Segundo o ministro, a Constituição estabelece que o Poder Judiciário decide sobre a perda de mandato de parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Câmara apenas “declarar a perda do mandato”.

Fuga para a Itália

Em julho deste ano, Zambelli foi detida em Roma, na Itália, enquanto buscava evitar o cumprimento de mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes.

Com dupla cidadania, a ex-deputada deixou o Brasil em busca de asilo político após condenação pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.

A Justiça italiana decidirá sobre o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro em audiência marcada para a próxima quinta-feira (18).


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro cobra engajamento dos bolsonaristas e critica omissão de aliados em apoio a Flávio
Em postagem nas redes sociais, filho de Jair Bolsonaro defende pré-candidatura presidencial do irmão senador e alerta que silêncio de quem integra o movimento equivale a omissão deliberada
Um padre do Ceará enfrenta acusação de transfobia após declarações em homilia
Associação de diversidade denuncia sacerdote ao Ministério Público por falas que afirmam diferença biológica entre sexos e criticam ideologia de gênero
Localidade onde policial foi assassinado terá festa patrocinada pelo Governo da Bahia e Polícia Militar menos de uma semana após a morte
O evento ocorrerá onde foram mortos 11 traficantes em operação policial iniciada na terça-feira (3)
A advogada Viviane Barci de Moraes representa empresário Lucas Kallas em processo recém-chegado ao STF
Esposa do ministro Alexandre de Moraes atua com exclusividade no caso ligado a inquérito da PF sobre mineração irregular, com participação de filhos do casal na petição e substabelecimento de outro escritório
O partido Novo convida empresário Teobaldo Costa para disputar vaga ao Senado pela Bahia
Dono da rede Atakarejo é visto como nome forte para fortalecer a chapa majoritária, ao lado de José Carlos Aleluia na pré-candidatura ao governo, em cenário de polarização eleitoral
Sequência de operações policiais deixa 11 mortos no Complexo do Nordeste de Amaralina
Confrontos após assassinato de cabo da PM resultam em mortes e apreensões; região vive tensão desde terça-feira (3) em Salvador
Carregando..