Ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a exame pericial na quarta-feira

Moraes determinará autorização para procedimento cirúrgico após análise de peritos da PF
Por: Brado Jornal 16.dez.2025 às 10h16
Ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a exame pericial na quarta-feira
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro será avaliado por peritos médicos da Polícia Federal (PF) na próxima quarta-feira (17), em exame agendado para o Instituto Nacional de Criminalística, localizado em Brasília. A medida atende a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisará o resultado para decidir sobre a possível liberação temporária do ex-presidente para uma cirurgia indicada por seus médicos particulares.

Na decisão mais recente, Moraes também ordenou o encaminhamento aos peritos do ultrassom realizado no domingo (14), com equipamento portátil e sob autorização judicial, que identificou hérnia inguinal bilateral condição que, segundo a defesa, exige herniorrafia inguinal bilateral em regime de internação hospitalar, sob anestesia geral, com permanência estimada de cinco a sete dias.

A defesa de Bolsonaro reforçou o pedido de urgência para o procedimento, argumentando que o quadro de saúde é incompatível com o regime prisional e reiterando a solicitação de prisão domiciliar humanitária. Relatórios médicos anexados destacam que o ex-presidente tem apresentado dores na região inguinal, agravadas por crises de soluços, e que a intervenção cirúrgica é o tratamento definitivo recomendado.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses em sala especial na Superintendência da PF em Brasília, após condenação pela participação na trama golpista que visava subverter o Estado democrático de direito. Desde a prisão, em 22 de novembro, ele conta com atendimento médico integral, sem registros de emergências até o momento, conforme destacado por Moraes em despachos anteriores.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia Federal prende desembargador na segunda etapa da Operação Unha e Carne
Rodrigo Bacellar, ex-presidente da Alerj, volta a ser alvo de mandados de busca
Polícia Federal realiza buscas contra deputado por suspeita de corrupção
Operação Igapó investiga organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos
José Antonio Kast vence eleição e será o novo presidente do Chile
Opositor de extrema-direita derrota candidata governista com ampla margem no segundo turno
Deputados aprovam base do projeto que define gestão do IBS na reforma tributária
Destaques sobre bebidas açucaradas e setor financeiro ainda serão votados nesta terça-feira
STF determina novas diligências em inquérito sobre fraudes no Banco Master
Ministro Dias Toffoli autoriza PF a avançar com depoimentos e quebras de sigilo
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Carregando..