Uma sondagem da Genial/Quaest, publicada em 19 de dezembro de 2025, revela que 45% dos entrevistados rejeitam a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Em contrapartida, 30% manifestam apoio à indicação, enquanto 25% declaram não saber ou preferem não opinar.
A nomeação foi feita pelo presidente Lula para substituir Luís Roberto Barroso, que antecipou sua aposentadoria e deixou o tribunal.
O estudo, realizado entre 11 e 14 de dezembro com 2.004 pessoas, possui margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
A pesquisa também aponta um aumento na aceitação da prerrogativa presidencial de nomear livremente ministros para o STF. Os dados atuais mostram:
- Sim: 41% (contra 34% em junho)
- Não: 54% (contra 59% em junho)
- Não sabem/Não responderam: 5% (contra 7% em junho)
Além disso, 65% dos consultados afirmam não ter conhecimento da indicação de Messias, enquanto 35% dizem estar cientes.
A desaprovação atual é inferior à registrada em levantamento anterior sobre Cristiano Zanin, outro indicado por Lula. Em abril de 2023, os números foram:
- Aprovam: 23%
- Desaprovam: 60%
- Não sabem/Não responderam: 17%
O levantamento considerou o perfil político dos respondentes, com maior apoio entre lulistas (61%) e eleitores de esquerda (47%), e rejeição mais elevada entre os de direita (74%) e bolsonaristas (73%).
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...