Deputados federais baianos alinhados à esquerda reagiram à mobilização bolsonarista que resultou em um boicote à marca Havaianas, desencadeado por um comercial estrelado por Fernanda Torres. No anúncio, a atriz sugeriu que o público comece o ano "com os dois pés", frase interpretada como crítica indireta ao bolsonarismo. Entre os promotores do boicote estão Eduardo Bolsonaro e os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Capitão Alden (PL), todos aliados de Jair Bolsonaro (PL).
Lídice da Mata (PSB), líder da bancada baiana na Câmara, classificou o movimento como uma "cortina de fumaça" para desviar atenção das recentes investigações da Polícia Federal contra parlamentares bolsonaristas, como Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, além das cassações de Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli. "A extrema-direita recorre a distrações para esconder escândalos e derrotas, como a cassação do filho do ex-presidente e o flagrante de um líder oposicionista com grande soma em espécie", afirmou ao BNews. Lídice defendeu a Havaianas, destacando sua importância como indústria brasileira que gera empregos, renda e exportações, e minimizou o impacto do boicote sobre a marca e a atriz.
Ivoneide Caetano (PT) também criticou a incoerência dos opositores, argumentando que boicotes políticos, intimidação econômica e perseguição ideológica contradizem princípios democráticos. "Não admitiremos que ódio e polarização ataquem trabalhadores, artistas ou empresas. Democracia se fortalece com diversidade, não com ameaças. Liberdade exige respeito, não apenas discurso", avaliou. Daniel Almeida (PCdoB), por sua vez, ironizou a mobilização nas redes sociais, sugerindo que, se a direita dedicasse o mesmo esforço a pautas relevantes, o Brasil lideraria o desenvolvimento global. "É lamentável que a principal preocupação dos conservadores seja um comercial das Havaianas", escreveu no X.
Até o momento, a Havaianas não se pronunciou sobre o caso.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...