Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao posto de escrivão

O ex-deputado federal estava afastado da corporação desde que assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
Por: Brado Jornal 02.jan.2026 às 10h19
Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao posto de escrivão

Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve voltar imediatamente às atividades como escrivão da Polícia Federal, conforme ato publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (2).


O ex-deputado federal estava afastado da corporação desde que assumiu o mandato na Câmara dos Deputados. A cassação ocorreu em 18 de dezembro de 2025, por excesso de ausências em sessões deliberativas durante a legislatura atual.


A perda do mandato foi declarada pela Mesa Diretora da Câmara, liderada por Hugo Motta (Republicanos-PB), em edição extra do Diário da Câmara, sem necessidade de votação no plenário. A medida segue o artigo 55 da Constituição Federal, que prevê cassação automática para parlamentares que faltam a pelo menos um terço das sessões deliberativas.


De acordo com o texto oficial, Eduardo Bolsonaro perdeu o cargo “por ter deixado de comparecer, na presente sessão legislativa, à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados”.


O ex-parlamentar reside nos Estados Unidos com a família desde o início de 2025, alegando que a mudança visava evitar perseguição política e jurídica no Brasil. Ele tentou manter o mandato de forma remota para não registrar as faltas, mas a iniciativa não foi aceita.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Coronel da reserva denuncia ex-assessor de Bolsonaro por acesso ao LinkedIn
O militar tem criticado publicamente figuras ligadas ao olavismo, grupo do qual Martins é seguidor.
Ex-ministro Geddel Vieira Lima sofre agressão em festa de réveillon na Bahia
O ex-ministro chegou a cair no chão, mas foi auxiliado por pessoas no local, que conseguiram imobilizar o agressor. Ele afirmou não conhecer o autor do ataque.
Ex-assessor de Bolsonaro tem prisão preventiva decretada pelo STF
Martins cumpria prisão domiciliar desde 27 de dezembro de 2025, imposta após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Banhista comemora prisão de Bolsonaro em entrevista ao vivo na praia do Paraná; assista
“Mandei um ‘Bolsonaro preso’ ao vivo!”. Ele também compartilhou outra postagem animada: “Mãe, eu tô na Globo comemorando Bolsonaro preso!”
Irmãos Bolsonaro acertam quadra na Mega da Virada no dia da alta hospitalar
Após receber alta nesta quinta-feira (1º), depois de mais de uma semana internado, Bolsonaro retornou à cela na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Carregando..