Lula defende pacto contra "feminicídio" e educação dos meninos para combater violência

Presidente anuncia assinatura do acordo entre os Três Poderes na quarta-feira; Brasil registrou recorde de 1.470 "feminicídios" em 2025
Por: Brado Jornal 02.fev.2026 às 20h50 - Atualizado: 03.fev.2026 às 10h19
Lula defende pacto contra
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Falando na cerimônia realizada nesta segunda-feira (2 de fevereiro) em Brasília, Lula afirmou que agressores e assassinos precisam ser punidos “com todo o rigor da lei”, mas enfatizou que a solução vai além da repressão: “A mulher pertence apenas a ela mesma, e a mais ninguém”. Ele reforçou que o pacto não deve se limitar a um acordo entre Executivo, Legislativo e Judiciário, mas envolver “toda a sociedade brasileira”, com foco na conscientização masculina para que entendam que “não são donos de ninguém”.

O Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio será formalizado na quarta-feira (4 de fevereiro), no Palácio do Planalto, reunindo representantes dos Três Poderes em uma iniciativa coordenada contra o problema. A proposta foi apresentada por Lula em dezembro de 2025, durante encontro com ministros do STF e integrantes do governo.

O presidente lembrou que o feminicídio é um problema estrutural, como já havia dito em discurso internacional no final de janeiro, no Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe: “Essa não é uma batalha só das mulheres. Nós, homens, temos que nos somar a essa luta e assumir a responsabilidade”.

Dados alarmantes foram citados no contexto: em 2025, o Brasil alcançou recorde de feminicídios, com média de 4 mortes por dia, totalizando 1.470 casos, conforme o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça. Além disso, o Ligue 180 registrou 679.058 denúncias de violência contra mulheres no mesmo período.

A cerimônia no STF contou com a presença de autoridades como o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, a presidente do TSE, Carmen Lúcia, e ministros como Márcia Lopes (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Camilo Santana (Educação). A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) havia anunciado o pacto previamente.

Lula reiterou que o enfrentamento exige punição firme, mas também educação preventiva e engajamento coletivo, especialmente dos homens, para mudar comportamentos enraizados.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio conversa com Ciro Nogueira e marca encontro em última tentativa de aliança
Senador bolsonarista busca apoio da federação PP-União Brasil para sua pré-candidatura à Presidência e oferece vice
Deputado critica Rui Costa por demora em obras na BR-324
Paulo Azi cobra promessas não cumpridas na rodovia e destaca fracasso da concessão iniciada em 2009
Governo afrouxa regras e libera R$ 536 milhões ao estado de Alcolumbre
Medida destrava empréstimo para o Amapá
Wagner confirma chance de Lula na convenção estadual do PT
Senador baiano diz que presidente ainda não tem decisão final sobre presença no evento
PF apreende carros do Careca do INSS escondidos no DF
Veículos de luxo do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes foram encontrados sem placa e cobertos em garagem; operação mira esquema de fraudes no INSS
Real Time Big Data mostra Renan Santos em alta na corrida presidencial
Candidato do Partido Missão registra 9% das intenções de voto em levantamento nacional, com alta de três pontos percentuais
Carregando..