Política Exclusivo

Vídeo denuncia abandono do Centro Industrial de Aratu: Via Periférica I vira cratera no polo gerador de empregos de Simões Filho-BA

Administrado pela SDE, o CIA sofre com total descaso do Governo da Bahia. Imagens revelam vias destruídas e um polo industrial que merece mais atenção.
Por: Brado Jornal 17.jul.2026 às 16h16
Vídeo denuncia abandono do Centro Industrial de Aratu: Via Periférica I vira cratera no polo gerador de empregos de Simões Filho-BA

Simões Filho, BA – Um vídeo recebido com exclusividade pelo Brado Jornal nesta sexta (17) expõe a precária situação do Centro Industrial de Aratu (CIA), um dos principais polos industriais da Bahia, localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.  

As imagens mostram a Via Periférica I, uma das vias principais do CIA Sul, completamente tomada por buracos, erosões e irregularidades que tornam o tráfego perigoso e lento. O que deveria ser uma via de escoamento de produção e acesso facilitado para as empresas instaladas no local virou um retrato do abandono por parte do Governo do Estado da Bahia.  

O Centro Industrial de Aratu, criado na década de 1960, abriga centenas de empresas dos setores químico, metalúrgico, alimentício, plásticos e fertilizantes. Segundo dados oficiais, o polo gera milhares de empregos diretos e é estratégico pela proximidade com a BR-324, o Porto de Aratu e o Complexo de Camaçari. No entanto, a infraestrutura interna não acompanha essa importância.

  

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) é responsável pela administração do CIA. Apesar de anúncios passados de investimentos — como os R$ 12,5 milhões prometidos em 2024 para recuperação de vias, incluindo a Periférica I —, a realidade mostrada no vídeo revela que o problema persiste. Moradores, trabalhadores e empresários relatam que o descaso é crônico, afetando não só a mobilidade, mas também a atração de novos investimentos.

“É um absurdo. A gente paga impostos, gera emprego e o governo não cuida nem das vias básicas. Isso afasta empresas e coloca em risco a vida de quem precisa circular por aqui”, desabafa um empresário que preferiu não se identificar por medo de represálias.  

O abandono de polos industriais como o CIA não é novidade. Relatos antigos já apontavam problemas semelhantes, mas a falta de manutenção contínua agrava a situação em um momento em que a Bahia precisa gerar oportunidades e reter indústrias.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Futura mostra Flávio e Lula separados por 1,6 ponto nos votos válidos
Senador aparece com 50,8% e presidente com 49,2%; diferença recua em relação à rodada anterior e permanece dentro da margem de erro
Sete detidos após resgate de família em cativeiro no Vale das Pedrinhas
Ao perceberem a aproximação das equipes, os suspeitos empreenderam fuga.
Temendo derrota no segundo turno, Lula adota pauta conservadora e tenta se isentar de falhas na gestão
Historicamente contrário à redução, Lula passou a defender a responsabilização de adolescentes a partir dos 16 anos apenas para crimes hediondos.
Liminar impede solenidade de entrega de título a Flávio Bolsonaro no Farol da Barra e estabelece multa
A decisão atende parcialmente a uma ação popular ajuizada por Maria Lúcia Andrade da Silva.
Termômetros podem atingir 32°C em Salvador no fim de semana, segundo Climatempo
Na sexta-feira, a previsão aponta sol com muitas nuvens e períodos de céu encoberto, sem chuva também à noite. As temperaturas devem oscilar entre 24°C e 31°C, com umidade relativa do ar de 61% a 88% e ventos de cerca de 11 km/h, com rajadas de até 33 km/h.
Ofício do DCE da UFBA pede alteração de aulas e avaliações para mobilização contra a direita
O ofício também pede apoio do chamado “corpo docente progressista” e propõe a realização de “Aulas nas Ruas”.
Carregando..