Sete anos depois de renunciar ao mandato na Câmara dos Deputados e deixar o Brasil por causa de ameaças de morte, o ex-deputado federal Jean Wyllys confirmou sua pré-candidatura a uma vaga na Câmara nas eleições de outubro deste ano. O anúncio foi feito em entrevista à coluna de Milena Teixeira, no Metrópoles, e formalizado na segunda-feira (9 de fevereiro) durante encontro com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e a filósofa Marcia Tiburi, integrante do movimento “Um outro Congresso é possível”.
Jean Wyllys, que foi eleito deputado pelo Psol-RJ em 2010, 2014 e 2018 (renunciando antes de assumir o terceiro mandato), filiou-se ao PT e disputará o cargo pelo estado de São Paulo. Ele destacou que o retorno à vida pública, apesar dos riscos para família e amigos, conta com a garantia de apoio e retaguarda do partido.
Em suas declarações, o ex-parlamentar enfatizou a necessidade de retomar o trabalho interrompido pela violência política, especialmente em um contexto onde a democracia enfrenta perigos como uma nova forma de fascismo impulsionada pelas big techs e as graves consequências das mudanças climáticas no planeta.
A iniciativa faz parte de uma articulação mais ampla para fortalecer a presença progressista no Legislativo, reunindo artistas, empresários, intelectuais e ativistas de esquerda e centro-esquerda. O movimento busca renovar o debate político e ampliar a representatividade no Congresso Nacional.
O ex-BBB, conhecido por sua atuação em pautas de direitos humanos, direitos LGBTQIA+ e combate à intolerância durante seus mandatos, retorna ao cenário eleitoral em um momento de polarização acentuada, visando contribuir para o fortalecimento das instituições democráticas.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...