Sidônio veta participação de ministros em carro alegórico de Janja no Carnaval do Rio

Ministro da Comunicação Social proíbe integrantes do primeiro escalão de desfilar na Acadêmicos de Niterói, que homenageará Lula; recomendação é ficar em camarotes para evitar desgaste político em ano eleitoral e riscos judiciais; exceção para Anielle Franco
Por: Brado Jornal 12.fev.2026 às 07h48
Sidônio veta participação de ministros em carro alegórico de Janja no Carnaval do Rio
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Sidônio Palmeira, titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, determinou que ministros de Estado não participem do desfile no carro alegórico "Amigos de Lula" da escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio de Janeiro. A orientação, emitida nesta quinta-feira (12 de fevereiro de 2026), recomenda que os integrantes do primeiro escalão acompanhem o evento exclusivamente de camarotes, evitando exposição direta na avenida.

A decisão foi motivada por preocupações com possível desgaste à imagem do governo Lula (PT) em período pré-eleitoral, além do temor de interferências judiciais.
Inicialmente, sete ministros estavam convidados para integrar a ala, mas todos desistiram após o veto, com exceção da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial), que deve desfilar por ser carioca e amiga próxima da primeira-dama Janja Lula da Silva, destaque no último carro da agremiação.

A homenagem à trajetória política do presidente no enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” gerou controvérsias. O Partido Novo apresentou representação no TSE alegando propaganda eleitoral antecipada, pedindo multa de R$ 9,65 milhões contra Lula, o PT e a escola. A AGU e a Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil também recomendaram cautela aos ministros para não participarem ativamente.

A Acadêmicos de Niterói, estreante no Grupo Especial, desfila no domingo (15 de fevereiro) na Marquês de Sapucaí. A escola agradeceu Janja nas redes sociais, afirmando união “para o amor vencer o medo”. O presidente Lula assistirá ao desfile no camarote da Prefeitura do Rio.
Outros convidados confirmados incluem Marcelo Freixo (presidente da Embratur), Bia Lula (neta do presidente), a cantora Tereza Cristina e a atriz Juliana Baroni.

O Planalto teme que convites diretos feitos pelo cerimonial de Janja a empresários, banqueiros, políticos e artistas possam ser questionados na Justiça Eleitoral. Técnicos do TCU sugeriram suspensão de repasse de R$ 1 milhão da Embratur à escola, mas o ministro Aroldo Cedraz rejeitou a medida. A direção da agremiação nega interferência do Executivo e afirma que o enredo segue regras da Liga Independente das Escolas de Samba e da Justiça Eleitoral, sem símbolos partidários explícitos na avenida.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Janja será destaque em carro alegórico da Acadêmicos de Niterói
Ministros e artistas confirmados, mas polêmica cresce com acusações de propaganda
CPI do Crime Organizado adia oitivas com governadores para após o carnaval
Depoimentos de Raquel Lyra (PE) e Cláudio Castro (RJ), marcados para 10 e 11 de fevereiro, foram cancelados; comissão retoma trabalhos somente em duas semanas, impactando também a CPI do INSS
Tarcísio lidera com ampla vantagem na corrida pelo governo de SP
Pesquisa aponta reeleição folgada do governador em todos os cenários estimulados; Ricardo Nunes assume a frente na ausência de Tarcísio
Lula vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro cair pela metade
Pesquisa Genial/Quaest mostra petista com 43% contra 38% do senador em segundo turno; Flávio se consolida como principal nome da oposição
O presidente Lula e o presidente da Câmara Hugo Motta cancelam encontro sobre fim da escala 6x1 e adiam decisão para após o Carnaval
Incompatibilidade de agendas leva ao adiamento da reunião marcada para quinta-feira (12); pauta prioritária para o governo na campanha à reeleição segue sem data definida, com tramitação na CCJ e possibilidade de projeto de lei com urgência ou PEC
Flávio Bolsonaro afirma que Nikolas Ferreira não disputará o governo de Minas Gerais por falta de interesse
Senador e pré-candidato à Presidência revela que o deputado recusou a ideia de aliança com centrão para fortalecer palanque bolsonarista no segundo maior colégio eleitoral do país; PL avalia outras opções, como Cleitinho, enquanto Zema mantém influência via vice
Carregando..