A agremiação Acadêmicos de Niterói, que estreou no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro com um enredo dedicado à trajetória do presidente Lula, terminou na última colocação e foi rebaixada para a Série Ouro após a apuração realizada em 18 de fevereiro de 2026.
De acordo com a analista política Clarissa Oliveira, em participação no Live CNN, integrantes do governo federal ligados ao PT já previam esse desfecho antes mesmo do desfile na Marquês de Sapucaí.
"Segundo as apurações que eu fiz, isso já era bola cantada. Inclusive, teve gente muito próxima do presidente Lula que, antes do desfile, já mencionou isso comigo em uma conversa reservada", revelou a analista.
Ela acrescentou: "Todos os integrantes do governo federal estão tendo toda a cautela para tratar desse assunto, porque a repercussão foi muito forte e, inclusive, o desgaste político provocado por isso foi igualmente forte".
Clarissa explicou que, no entorno do presidente, a percepção era de que uma escola recém-promovida ao Grupo Especial enfrenta grandes dificuldades para se manter entre as principais agremiações, mais tradicionais e estruturadas. "Manter a posição no Grupo Especial não é uma tarefa fácil, especialmente para uma escola que acaba de ingressar", avaliou Clarissa.
O samba-enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil" narrou a vida de Lula, desde a infância no Nordeste até a Presidência, mas o desfile enfrentou problemas como falhas na dispersão e perdeu pontos em quase todos os quesitos obtendo apenas duas notas 10, justamente no samba-enredo (com 29,9 pontos de 30 possíveis). A pontuação final foi de 264,6, uma das piores registradas recentemente no Grupo Especial.
O resultado ampliou o desgaste para o governo, que já lidava com críticas da oposição ao enredo, visto por adversários como uma forma de campanha eleitoral antecipada. Partidos como PL e Novo acionaram a Justiça alegando possível abuso de poder econômico e político.
"Havia muita gente dentro do governo federal que já era crítica dessa iniciativa, do endosso da equipe de aliados do presidente Lula a essa manifestação da escola por conta do risco político-eleitoral", explicou Clarissa. Com o rebaixamento, a avaliação interna é que a situação se agravou ainda mais, reforçando as preocupações com repercussões negativas.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...