Dino afasta sobrinho de governador da presidência do TCE

Ministro do STF determina afastamento de Daniel Brandão por 180 dias em inquérito sobre homicídio
Por: Brado Redação 17.ago.2026 às 17h05
Dino afasta sobrinho de governador da presidência do TCE
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira (17) o afastamento por 180 dias de Daniel Brandão da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Daniel é sobrinho do governador Carlos Brandão (MDB).

A decisão integra o inquérito que apura suspeitas ligadas a um homicídio ocorrido em 2022 em São Luís. A Polícia Federal investiga se o crime está relacionado a uma suposta cobrança de propina por Daniel Brandão. O caso é relatado pelo próprio Dino no STF e se tornou ponto central da disputa eleitoral no estado.

Segundo o ministro, o grupo investigado tem tentado blindar a identificação de Daniel nas apurações e há fortes indícios de que ele usou o cargo no TCE para ocultar sua identidade. Dino afirmou que um órgão de controle externo independente não pode ser presidido por alguém que figura no centro de investigações sobre homicídio, mau uso de recursos públicos, cobrança de propina e pagamentos fraudulentos envolvendo empresas da família e autoridades públicas.

O assassinato do empresário João Bosco Sobrinho deu origem ao caso. Gilbson Cutrim foi condenado a 13 anos como executor. A investigação também apura possível ligação com desvios de emendas parlamentares. O governador Carlos Brandão é apontado como suposto líder de organização criminosa no inquérito. Tanto ele quanto o senador Weverton Rocha (PDT-MA), citado em suspeitas de interferência, negam irregularidades.

Daniel Brandão ainda não se manifestou sobre a decisão. Anteriormente, repudiou as acusações e afirmou nunca ter participado de qualquer negociação de propina.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
André Mendonça será relator do pedido de Lula para quebra de sigilos no TSE
Presidente autoriza levantamento de dados bancários, fiscais e telefônicos dos últimos oito anos, mas condiciona a medida a ação recíproca de Flávio Bolsonaro
Quaest divulga penúltima pesquisa presidencial nesta quarta-feira
Levantamento anterior mostrou empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula; Datafolha apresenta novos resultados na quinta-feira
Membros da equipe Lula ficam animados com declaração de Marçal que chama Renan de nazista
O empresário Pablo Marçal, cotado para ocupar um ministério em eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL), afirmou ontem em entrevista ao podcast Iron Talks que Renan Santos, do Missão, tem “perfil absurdo de Hitler”
Real Time Big Data: Flávio lidera
Pesquisa aponta 52% para Flávio Bolsonaro e 48% para Lula em simulação de segundo turno, com empate técnico dentro da margem de erro
Meta confirma isonomia ao TSE
Empresa afirma ter cumprido as determinações judiciais e garante tratamento igualitário às candidaturas na distribuição de conteúdos políticos e na veiculação de anúncios
CENSURA? Vídeo de Nikolas sobre abandono do Nordeste por Lula viraliza e fica mudo; suspeita envolve artista de esquerda
Vídeo critica o abandono do Nordeste pelo governo Lula e alcança mais de 50 milhões de visualizações só no Instagram. Internautas relatam que o conteúdo passou a aparecer mudo; suspeita de restrição por direitos autorais envolvendo Rubel ainda não foi confirmada
Carregando..