Suprema Corte dos EUA permite deportação de 350 mil venezuelanos ao revogar TPS

O TPS é um mecanismo previsto na legislação americana que oferece proteção temporária a cidadãos de países enfrentando crises graves
Por: Brado Jornal 20.mai.2025 às 11h20
Suprema Corte dos EUA permite deportação de 350 mil venezuelanos ao revogar TPS
Foto: Reuters
Em uma decisão proferida na segunda-feira (19.mai.2025), a Suprema Corte dos Estados Unidos liberou a revogação do Status de Proteção Temporária (TPS) para cerca de 350 mil imigrantes venezuelanos, alinhando-se à política migratória restritiva do governo de Donald Trump (Partido Republicano). A medida anula uma determinação anterior do juiz federal Edward Chen, de São Francisco, Califórnia, que havia bloqueado a suspensão do programa humanitário em 2023.

O TPS é um mecanismo previsto na legislação americana que oferece proteção temporária a cidadãos de países enfrentando crises graves, como conflitos armados, desastres naturais ou outras emergências. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, nomeada por Trump, foi responsável por cancelar a prorrogação do TPS para os venezuelanos, decisão que reflete a promessa de campanha do presidente de intensificar a deportação de imigrantes em situação irregular.

O Departamento de Justiça recorreu à Suprema Corte após a intervenção de Chen, que considerou a revogação do programa discriminatória. O juiz argumentou que associar a população venezuelana com TPS à criminalidade era “infundado” e carregava “tons de racismo baseados em estereótipos”. No entanto, os advogados do governo defenderam que a decisão de Chen interferia no controle da Casa Branca sobre a política migratória do país.

A Suprema Corte, ao acatar o pedido do Departamento de Justiça, abriu caminho para a retirada dos benefícios do TPS, permitindo que o governo avance com a deportação dos imigrantes venezuelanos. A medida reforça a postura de Trump, que, desde o início de seu segundo mandato, tem priorizado ações para restringir a imigração ilegal nos Estados Unidos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Partidos de esquerda recorrem ao STF contra aprovação do PL da dosimetria
Ação questiona vícios no trâmite legislativo do projeto no Senado
Tensão interna no governo Lula após acordo de Jaques Wagner no PL da dosimetria
Líder do Senado admite articulação sem aval do Planalto e gera atrito com Gleisi Hoffmann
França mantém veto ao acordo comercial entre UE e Mercosul
Oposição francesa persiste apesar de salvaguardas aprovadas pelo Parlamento Europeu
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Carregando..