Venezuela prepara “táticas de guerrilha” em caso de confronto com EUA

Estratégias de resistência incluem sabotagem e desordem urbana contra possível invasão americana
Por: Brado Jornal 12.nov.2025 às 09h46
Venezuela prepara “táticas de guerrilha” em caso de confronto com EUA
Foto: Presidência da Venezuela via Reuters
De acordo com revelações da agência Reuters, obtidas por meio de documentos sigilosos, o governo da Venezuela organiza suas tropas para enfrentar uma eventual agressão militar vinda dos Estados Unidos. As divulgações, apresentadas nesta terça-feira (11.nov.2025), detalham um esquema de defesa que prevê o emprego de “táticas de guerrilha” como reação a possíveis bombardeios aéreos ou incursões terrestres promovidas pelos norte-americanos.

O líder americano Donald Trump, do Partido Republicano, chegou a mencionar a nação sul-americana como “o próximo alvo”, após ações contra embarcações no Mar do Caribe e o reforço de contingentes militares na área, justificados como medidas contra o tráfico de entorpecentes. Mais adiante, Trump recuou e afirmou não cogitar intervenções no território venezuelano.

Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (esquerda) e chefe de Estado do país, acusa o mandatário dos EUA de conspirar para derrubá-lo e garante que o exército local fará frente a qualquer ameaça. Contudo, as instituições de defesa venezuelanas sofrem com remunerações insuficientes, preparo inadequado e material obsoleto, a exemplo de armamentos soviéticos envelhecidos por anos.

A nação caribenha delineia dois enfoques principais para a confrontação. O primeiro, denominado pelo regime como “resistência prolongada”, mobilizaria grupos reduzidos de combatentes em cerca de 280 pontos estratégicos, executando ações de sabotagem e manobras de guerrilha.

O segundo método, batizado de “anarquização”, contaria com agentes de inteligência e militantes armados fiéis ao partido no poder para semear o caos nas vias de Caracas, a metrópole do país, com o objetivo de inviabilizar o controle por tropas externas.

Os dados emergiram de relatos de um informante vinculado à pasta de defesa oficial e outro conectado a opositores. Permanece incerto o momento em que tais planos poderiam ser ativados.O Ministério da Comunicação venezuelano optou pelo silêncio diante das alegações.

Em um evento ocorrido em 5 de setembro de 2025, Maduro, trajando uniforme castrense, proferiu palavras às milícias locais na capital Caracas, conforme registro publicado em 6.set.2025 na conta oficial
@nicolasmaduro
no Instagram.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Milei recusa conversa com Lula sobre Venezuela e apoia vitória de Flávio Bolsonaro nas eleições
Presidente argentino declara em entrevista que não tem interesse em dialogar com o brasileiro sobre a crise venezuelana, critica o “socialismo do século 21” e manifesta preferência aberta por Flávio Bolsonaro como futuro líder do Brasil, em meio a tensões bilaterais
China rebate Trump e pede que EUA não usem outros países como pretexto no Ártico
Pequim defende atividades na região e critica justificativas americanas para controle da Groenlândia
Ministros britânicos acreditam que o Reino Unido possui base legal para interceptar navios da frota sombra
Lei de 2018 autoriza uso de força militar contra embarcações que burlam sanções internacionais, principalmente da Rússia e do Irã
Carregando..