Prefeitura entrega contenção de encosta e novo acesso viário ligando Vale do Canela à Av. Centenário

O investimento em ambas as intervenções foi de R$6,4 milhões
Por: Brado Jornal 31.mar.2023 às 16h27
Prefeitura entrega contenção de encosta e novo acesso viário ligando Vale do Canela à Av. Centenário

A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (31) duas obras de infraestrutura na Praça dos Reis Católicos, na avenida Centenário, no Garcia. O local ganhou uma contenção de encosta e um novo acesso viário que vai dar mais fluidez ao tráfego da região. As intervenções integram o pacote de ações para comemorar os 474 anos de Salvador e foram inauguradas pelo prefeito Bruno Reis. O investimento em ambas as intervenções foi de R$6,4 milhões. 

 

“Essa contenção precisava ser feita para garantir a segurança das famílias que moram na parte alta encosta que fica próxima à praça. Era uma demanda histórica. Também realizamos toda a qualificação do entorno do viaduto dos Reis Católicos, abrindo essa nova alça que será importantíssima para ampliar a mobilidade”, destacou o prefeito.   

 

Ele acrescentou que os condutores que trafegam pela avenida Reitor Miguel Calmon, oriundos da Praça Lord Cochrane (avenida Garibaldi), e precisarem acessar a avenida Centenário poderão utilizar o novo cruzamento que foi aberto nesta sexta. A obra vai beneficiar os motoristas que precisam seguir para algum dos dois sentidos da Centenário, uma vez que não há mais necessidade de fazer o retorno na Miguel Calmon (também conhecida como Vale do Canela). 

 

O fluxo de veículos no novo cruzamento será controlado por meio de semáforos, que foram implantados após o túnel Teodoro Sampaio, no sentido Barra, depois do viaduto dos Reis Católicos, no sentido Centro, e na intersecção das avenidas. Desse modo, os condutores que já estiverem na Centenário deverão ficar atentos à mudança.   

 

Fluidez no tráfego – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) reforçou as sinalizações horizontais e verticais no trecho para melhor orientar o cidadão. De acordo com o titular da autarquia, Decio Martins, o novo cruzamento vai encurtar o trajeto dos condutores e reduzir a quantidade de veículos que trafegam pelo Vale do Canela, que é uma das vias mais movimentadas da cidade.   

 

Aliado a isso, condutores que estiverem na Av. Vasco da Gama com destino à Centenário também serão beneficiados, pois, não há mais necessidade de retorno no Vale dos Barris – basta seguir pelo viaduto da Garibaldi para chegar no cruzamento.   

 

“Além de desafogar o trânsito no Vale do Canela, esse novo acesso fará com que se reduza a quantidade de veículos no Vale dos Barris, onde as obras do BRT devem chegar em breve. Com o cruzamento, os motoristas terão mais uma opção de tráfego, reduzindo a retenção de veículos no local”, explicou Decio Martins. 

 

Proteção – Construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a nova contenção de encosta construída na Praça dos Reis Católicos possui 150 m² de cortina atirantada e 1,9 mil m² de solo grampeado, sendo capaz de impedir acúmulo de água no talude e eventuais deslizamentos em dias chuvosos.   

 

Antes do serviço, a encosta do local oferecia risco à população, inclusive para veículos e pedestres que circulam no entorno. Além da contenção, a Prefeitura fez a pavimentação asfáltica ao redor da praça, recuperando meio-fio e reforçando paisagismo com plantio de grama. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Salvador mantém liderança em geração de empregos no Norte e Nordeste e é terceira no ranking nacional
O desempenho de Salvador é melhor do que o registrado pela capital baiana no mesmo mês do ano passado, quando criou 2.069 empregos
Moraes envia caso Marielle à PGR para conclusão do inquérito
Investigações foram concluídas pela Polícia Federal no domingo (24)
Governo Lula registra mais de 2.000 novos casos prováveis de dengue
Segundo dados do Ministério da Saúde desta quarta-feira, 27, o Brasil segue com 2,323,150 casos prováveis
Renan Bolsonaro vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica
De acordo com as investigações, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria forjado resultados financeiros de sua empresa Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia para obter empréstimo no banco Santander
Foi grave Venezuela impedir opositora de Maduro, afirma Lula e Macron
A declaração dos presidentes foi depois de reunião bilateral no Palácio do Planalto por conta da 1ª visita oficial do francês ao Brasil
Lula dá honraria a Macron, e francês entrega medalha a Janja
Honraria foi concedida durante visita oficial ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Carregando..