Direitos de crianças e adolescentes de Salvador são debatidos em conferência municipal

O objetivo do encontro é debater estratégias para reparar e garantir políticas de proteção integral, com respeito à diversidade, violações e vulnerabilidades dos indivíduos abaixo da maioridade
Por: Brado Jornal 27.abr.2023 às 15h35
Direitos de crianças e adolescentes de Salvador são debatidos em conferência municipal
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Salvador discute a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19 na 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador, que acontece até esta quinta-feira (27), na Organização do Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. O objetivo do encontro é debater estratégias para reparar e garantir políticas de proteção integral, com respeito à diversidade, violações e vulnerabilidades dos indivíduos abaixo da maioridade.  

 

A reunião, que teve início na última quarta-feira (26), tem como objetivo formular propostas encaminhadas para debate na conferência estadual, a ser realizada ainda no primeiro semestre deste ano. A discussão se baseia em cinco eixos. O primeiro é o de promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia, seguido do eixo de enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19.  

 

O eixo três considera a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia. O quarto eixo discute a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico. Por fim, o quinto eixo visa a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19. 

 

A secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordello, pontuou a participação das crianças e adolescentes no processo de construção do documento base da conferência. “Essa conferência tem promovido a escuta ativa de todos os órgãos que trabalham na rede de proteção, para que se construam proposições para a aplicação e implantação de políticas públicas para as crianças e adolescentes. É um momento onde o próprio público-alvo também participa de forma ativa, opinando, dialogando, se posicionando e construindo colaborativamente essa proposta, uma forma de valorizar esses indivíduos e de entender melhor suas necessidades e formas de pensamento”, explicou. 

 

Ações municipais 

 Para assegurar os direitos da criança e do adolescente a SPMJ possui uma série de ações que impactam positivamente no combate a todas as formas de violência infantil. Dentre eles estão destacados a Primeira Infância, o Primeiro Passo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os Conselhos Tutelares, bem como o Orçamento Criança e Adolescente (OCA) e o Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA). Além disso, há também os comitês que atuam como colegiados, com funções consultivas e deliberativas e são considerados a instância mais importante de participação e integração na gestão das políticas para infância, adolescência e juventude.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo do Rio planeja dez megaoperações em favelas e reocupação territorial
Operações semelhantes à do Alemão e Penha devem atingir Rocinha, Cidade de Deus, Maré e Complexo de Israel, com incursões diárias na Zona Sudoeste e Baixada Fluminense
Proposta de enquadramento de facções como terroristas ameaça juros e acesso ao crédito empresarial
Especialistas alertam para fuga de investimentos e elevação do risco-país caso iniciativa oposicionista avance
Réu do 8 de janeiro causa interrupção em fórum na Argentina com presença de Gilmar Mendes
Um protesto inesperado destaca tensões judiciais em véspera de julgamento no STF
Senado aprova por unanimidade isenção de IR para rendas de até R$ 5 mil
Medida de alívio fiscal beneficia 16 milhões de contribuintes a partir de 2026 e avança promessas de campanha do governo Lula
Comunicador da TV Aratu é ameaçado ao vivo em programa; assista
Um suposto integrante da facção BDM telefonou para o estúdio e lançou ameaças ao apresentador.
Julgamento de recursos no STF marca nova fase na trama golpista de 2022
Embargos buscam ajustes em penas, mas decisão final pode acelerar cumprimento de condenações
Carregando..