Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva

Os técnicos verificaram e solucionaram problemas como lâmpadas queimadas e braços danificados
Por: Brado Jornal 09.mai.2023 às 14h13
Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva

As chuvas intensas podem ocasionar apagões sistêmicos, gerar curto circuito e comprometer os equipamentos do parque de iluminação. Para manter a cidade acesa mesmo neste período, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) intensifica rondas de manutenções diuturnas na capital. Durante a Operação Chuva, realizada entre os meses de abril e junho, três equipes técnicas, com 29 profissionais, ficam de prontidão para atender possíveis situações de ausência de luz em vias públicas.  

 

“As ações climáticas afetam diretamente o parque de iluminação. As rondas complementam o cronograma de manutenção e atendem às demandas dos cidadãos que chegam pelos canais oficiais. Trabalhamos com duas rondas fixas e uma extra para apoio, durante o período de chuva. Reforçamos o número de equipes nas ruas para otimizar o serviço de iluminação pública, detectar e resolver os problemas com mais agilidade, antes mesmo que a população solicite o reparo”, ressaltou o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães. 

 

Nas rondas, os técnicos verificam e solucionam problemas como lâmpadas queimadas e braços danificados. Também são elaborados mapeamentos dos logradouros que precisam de intervenções mais complexas na iluminação, para execução posterior.  

 

Os patrulhamentos acontecem diariamente em toda cidade. Durante o dia, os técnicos executam o que foi registrado à noite. Em caso de apagões, onde mais de seis postes em sequência estão com a luminária apagada, a demanda é atendida de forma imediata. 

 

Modernização 

A modernização para luminárias LED também influencia diretamente para a diminuição no número de protocolos mesmo no período de chuva. Considerada a mais moderna do mercado, traz inúmeros benefícios tanto para a cidade como para os cidadãos. As luminárias LED têm uma tecnologia que melhora a uniformidade nas vias, tem maior durabilidade e menor custo de manutenção. No primeiro trimestre de 2023, houve a diminuição de 44% no número de protocolos de manutenção comparado ao mesmo período do ano passado. 

 

Contato 

Os serviços de manutenção podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Disque Salvador 156, no site www. falasalvador. ba. gov. br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões (acima de seis pontos apagados em sequência), postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728.  

 

De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento. O cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip a respeito da solicitação enviada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pré-Carnaval de Salvador inicia neste sábado com 100 atrações "gratuitas"
Investimento conjunto de prefeitura, governo do estado e iniciativa privada garante programação
No evento de entrega de ambulâncias em Salvador, Otto Alencar reafirma lealdade a Lula e promete combater conspirações
Senador do PSD faz indireta a Angelo Coronel ao recordar impeachment de Dilma e declara que vai derrubar qualquer tentativa contra o projeto do grupo governista na Bahia
Sequência de operações policiais deixa 11 mortos no Complexo do Nordeste de Amaralina
Confrontos após assassinato de cabo da PM resultam em mortes e apreensões; região vive tensão desde terça-feira (3) em Salvador
Jerônimo Rodrigues reúne aliados para discutir chapa majoritária
Encontro com presidentes de partidos busca superar tensões e alinhar estratégia para eleições de 2026 na Bahia
Ricardo Lewandowski adquiriu residência de investigado pela PF por R$ 9,4 milhões pouco antes de bloqueio judicial
Ex-ministro da Justiça afirma desconhecer os vendedores e busca regularização do imóvel ou cancelamento da compra com ressarcimento
Governo Trump admite falha ao divulgar vídeo com Obamas retratados como macacos e remove conteúdo
Casa Branca atribui postagem a erro de funcionário e apaga material após reações negativas de ambos os partidos, incluindo críticas de aliados republicanos
Carregando..