Aeroporto de Salvador é notificado após problema em iluminação de pista afetar 45 voos

Sem a luz, aeronaves não puderam decolar ou pousar por cerca de 12 horas
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 16h00
Aeroporto de Salvador é notificado após problema em iluminação de pista afetar 45 voos

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) notificou, nesta quarta-feira (7), o Aeroporto de Salvador após 45 voos serem afetados, sendo 44 cancelados e um atrasado, na terça-feira (6). Pousos e decolagens foram suspensos no terminal por 12 horas, após problema de iluminação na pista.

Segundo o Procon, a notificação é para que a Vinci Airports, concessionária responsável pelo aeroporto, preste esclarecimentos e justificativas relacionadas aos problemas causados com o cancelamento de voos.

A Vinci informou que recebeu a notificação e vai aguardar a finalização da avaliação técnica para prestar esclarecimentos. A empresa terá até 10 dias para apresentar as informações, que serão analisadas pelo Procon. Caso seja identificadas infrações às normas do consumidor, a empresa poderá sofrer processo administrativo e ser multada.


Suspensões e reclamação dos passageiros

Os voos foram suspensos às 18h30 de terça e as decolagens só foram retomadas na manhã desta quarta-feira (7), quando a primeira aeronave saiu em direção a Brasília, por volta das 6h. Diversos passageiros reclamaram da falta de informações por parte do terminal aéreo.

“Nós tínhamos uma fila imensa, os voos cancelados, muito embora não tínhamos informação nenhuma, apenas um painel dizendo que nós nos dirigíssemos à empresa contratada para embarcar. Eles disseram que não tinham informação alguma, apenas que havia problemas operacionais na pista”, reclamou a empresária Suyene Augusto.

A comerciante Gabriela Borges chegou a embarcar no avião, que não decolou. Sem informações sobre quando o voo sairia de Salvador, ela e outros passageiros resolveram esperar em uma fila.

“Quando nós estávamos dentro do voo, o piloto avisou que estava com alguma falha técnica na pista, não no avião. Depois anunciaram que não iam conseguir resolver o problema. A gente desembarcou, pegou as malas, e ficamos na fila por 60 minutos para ver o que ia acontecer”.

O problema na iluminação afetou principalmente o sistema de balizamento, que são as lâmpadas que ficam nas pistas do aeroporto. Elas são essenciais para que os pilotos façam as decolagens e os pousos dos aviões de forma segura.

Quem também foi retirado de uma das aeronaves foi o educador físico Danilo Vieira, sem previsão de embarque para a decolagem que deveria ser feita no final da tarde

“Quando o avião já estava para decolar, foi interrompido e pedido que esperasse alguns minutos, porque a gente estava esperando somente o avião aterrissar. Isso foi em torno de 17h30, a gente já estava dentro da aeronave. O voo era para ter chegado em Brasília às 20h”.

No caso da enfermeira o problema foi ainda mais custoso. Ela havia perdido o embarque para o voo de 15h e conseguiu remarcar pagando uma taxa. O voo para o qual ela foi transferida, no entanto, não saiu.

“Estou indo para Recife tirar meu visto. Meu voo estava marcado para 15h, eu cheguei aqui 14h20, e eles disseram que os portões estavam fechados, que eu não podia embarcar. Remarcou meu voo, eu tive que pagar uma taxa de R$ 581, para 18h10. E quando chegou 18h10 infelizmente nós tivemos esse problema”.

De acordo com a Vinci Airports, concessionária responsável pelo terminal aéreo, a pista voltou a estar praticável às 23h59. Apesar disso, o primeiro voo após interrupção decolou pouco depois das 6h desta quarta.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Boulos é processado por Ricardo Nunes após dizer que o prefeito ‘rouba’
Prefeito Ricardo Nunes pede R$ 50 mil de indenização ao pré-candidato do PSol por declarações dadas a um podcast no último dia 8 de abril
PF afirma que os suspeitos realizaram 'lives' no X mesmo após suas contas terem sido banidas
A plataforma afirmou que não desbloqueou as contas nem autorizou as transmissões ao vivo
Carregando..