Projeto Defesa Civil nas Escolas capacita alunos em Saramandaia

A iniciativa busca promover a cultura de prevenção na comunidade escolar, atendendo prioritariamente as escolas que estão localizadas próximas a áreas de risco
Por: Brado Jornal 24.ago.2023 às 17h38
Projeto Defesa Civil nas Escolas capacita alunos em Saramandaia
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou mais uma edição do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), na manhã desta quinta-feira (24). Desta vez a unidade contemplada é a Escola Municipal Marisa Baqueiro Costa, localizada na região da Saramandaia. A iniciativa busca promover a cultura de prevenção na comunidade escolar, atendendo prioritariamente as escolas que estão localizadas próximas a áreas de risco. 

 

Alisson de Assis, de 10 anos, aluno do 3º ano do ensino fundamental e morador do bairro, destacou um dos pontos que mais se sobressaíram na palestra. “O tio ensinou como podemos nos proteger dos deslizamentos de morros, pois é muito perigoso e, se isso acontecer, precisamos sair da casa o mais rápido possível”, contou o menino. 

 

O PDCE abrange ensinamentos sobre percepção de risco, onde são abordados todos os aspectos trabalhados pela Codesal como a atuação nas comunidades dentro e fora dos períodos de chuva, funcionamento das sirenes, primeiros socorros, educação ambiental e mudanças climáticas, além de zoonoses, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).  

 

De acordo com a chefe do PDCE, Rafaela Oliveira, todo o trabalho realizado pelas equipes da Defesa Civil nas salas de aula acontece em concordância com as diretrizes instituídas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). “A nossa proposta de diálogo é totalmente alinhada com as diretrizes curriculares da rede municipal de ensino. Elas norteiam todo o trabalho pedagógico que é transversal aos temas trabalhados pela Defesa Civil”, explicou. 

 

Ao todo, quatro módulos serão apresentados aos alunos da Escola Municipal Marisa Baqueiro, sendo realizado um encontro por mês até novembro. Após finalizar as apresentações, uma atividade final também será realizada para que os alunos apresentem os ensinamentos e vivências obtidas através da capacitação. 

 

Balanço – Somente no primeiro semestre de 2023, o projeto passou por seis escolas municipais de bairros como Palestina, Brotas e Campinas de Brotas, beneficiando mais de 200 alunos. A previsão é de que outras 270 crianças também recebam a capacitação até o final do ano.   



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pré-Carnaval de Salvador inicia neste sábado com 100 atrações "gratuitas"
Investimento conjunto de prefeitura, governo do estado e iniciativa privada garante programação
Salvador recebe prêmio federal por projeto de requalificação das orlas de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga
Iniciativa do Prodetur Salvador é destacada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento com o Prêmio SEAID Antônio Sabino, por impacto socioambiental, sustentabilidade e impulso ao turismo de sol e praia
Casa Civil publica meme e associa renda acima de R$ 5 mil a “playboy”
Post no Instagram usa briga do BBB 26 para promover isenção de IR, mas gera críticas e é parcialmente apagado
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Carregando..