Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve
Por: Brado Jornal 30.set.2024 às 11h00
Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) da capital e do interior realizam um ato estadual na manhã desta segunda-feira (30), na entrada do campus de Salvador, no Cabula. A manifestação é parte da greve, iniciada na última sexta-feira (27). Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve a ser apresentada na reunião desta quarta-feira (02) com o governo.

Munidos de carro de som, panfletos, faixas e bandeiras, professores dialogam com à população em geral a relevância da Universidade Pública e denunciam o descaso do Governo Estadual com os servidores e a precarização das condições de trabalho e de educação.

Dentre as demandas em discussão, segundo a Seção sindical dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os professores discutem o recebimento de adicionais de insalubridade para professores que exercem funções em condições insalubres em laboratórios e outros espaços. Além disso, o movimento grevista reivindica o aumento do repasse orçamentário para 7% da Receita Líquida de Impostos, que nos últimos anos não chegou a 5%. Bem como, repudia a interferência do governo na autonomia universitária para a gestão acadêmica, administrativa e orçamentária, algo garantido pela Constituição Federal.

A categoria docente também considerou insatisfatória a proposta de recomposição salarial apresentada pelo governo na última mesa de negociação, que representa um aumento, acima da inflação, de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026. As previsões inflacionárias são do Boletim Focus. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) , a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia procura namorado de Isabelle Caracristi; mãe dele tem celular e tablet apreendidos
Câmeras mostram a estudante subindo sozinha ao rooftop no dia 13; laudo aponta politraumatismo e lesões compatíveis com impacto contra o solo
Jerônimo usa helicóptero apontado pela PF a ex-sócio de Vorcaro em agenda de campanha
Em 30 de agosto, o governador embarcou no aparelho com Rui Costa e Jaques Wagner; aeronave é a mesma citada em deslocamento de 2023 à Ilha da Paixão
Alagoinhas: hospital de R$ 214 milhões inaugurado por Lula e Jerônimo, e o tio dela segue intubado sem vaga
Há sete anos, ela perdeu o pai, José Raimundo Noronha Silva, na cidade onde nasceu e viveu quase a vida inteira. Agora, diz, a família vive o mesmo filme. “Talvez para vocês todos seja só um nome, mas para mim ele era o meu pai.”
Carregando..