Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve
Por: Brado Jornal 30.set.2024 às 11h00
Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) da capital e do interior realizam um ato estadual na manhã desta segunda-feira (30), na entrada do campus de Salvador, no Cabula. A manifestação é parte da greve, iniciada na última sexta-feira (27). Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve a ser apresentada na reunião desta quarta-feira (02) com o governo.

Munidos de carro de som, panfletos, faixas e bandeiras, professores dialogam com à população em geral a relevância da Universidade Pública e denunciam o descaso do Governo Estadual com os servidores e a precarização das condições de trabalho e de educação.

Dentre as demandas em discussão, segundo a Seção sindical dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os professores discutem o recebimento de adicionais de insalubridade para professores que exercem funções em condições insalubres em laboratórios e outros espaços. Além disso, o movimento grevista reivindica o aumento do repasse orçamentário para 7% da Receita Líquida de Impostos, que nos últimos anos não chegou a 5%. Bem como, repudia a interferência do governo na autonomia universitária para a gestão acadêmica, administrativa e orçamentária, algo garantido pela Constituição Federal.

A categoria docente também considerou insatisfatória a proposta de recomposição salarial apresentada pelo governo na última mesa de negociação, que representa um aumento, acima da inflação, de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026. As previsões inflacionárias são do Boletim Focus. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) , a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputada Carol de Toni passa por cirurgia após ataque de cachorro
Parlamentar fraturou patela em quatro lugares ao cair durante fuga e foi mordida na outra perna
Renan Santos propõe regime domiciliar para Bolsonaro por razões humanitárias
Líder do MBL sugere transferência do ex-presidente para regime domiciliar em vídeo publicado nas redes; argumento é humanitário, baseado nas sequelas do atentado de 2018
Encontro de Vorcaro, Moraes, Motta e Ciro é revelado em mensagens da PF
Banqueiro relatou reunião conjunta com ministro do STF, presidente da Câmara e senador em conversa interceptada pela polícia
Prefeito Bruno Reis anuncia chapa forte da oposição para derrotar o PT na Bahia
Bruno Reis destaca união em torno de ACM Neto e afirma que semana será decisiva para anúncio de candidatos capazes de promover mudança no estado.
Lula manifesta desconforto com Alexandre de Moraes em diálogos reservados no Planalto
Presidente avalia que controvérsias do ministro respingam no governo e teme associação pública; revelação é de Lauro Jardim no O Globo
Ex-presidente Bolsonaro é transferido para cuidados intermediários após melhora clínica
Jair Bolsonaro, de 70 anos, apresenta recuperação da função renal e redução parcial de marcadores inflamatórios; segue internado no Hospital DF Star sem previsão de alta da unidade intensiva.
Carregando..