Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve
Por: Brado Jornal 30.set.2024 às 11h00
Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) da capital e do interior realizam um ato estadual na manhã desta segunda-feira (30), na entrada do campus de Salvador, no Cabula. A manifestação é parte da greve, iniciada na última sexta-feira (27). Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve a ser apresentada na reunião desta quarta-feira (02) com o governo.

Munidos de carro de som, panfletos, faixas e bandeiras, professores dialogam com à população em geral a relevância da Universidade Pública e denunciam o descaso do Governo Estadual com os servidores e a precarização das condições de trabalho e de educação.

Dentre as demandas em discussão, segundo a Seção sindical dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os professores discutem o recebimento de adicionais de insalubridade para professores que exercem funções em condições insalubres em laboratórios e outros espaços. Além disso, o movimento grevista reivindica o aumento do repasse orçamentário para 7% da Receita Líquida de Impostos, que nos últimos anos não chegou a 5%. Bem como, repudia a interferência do governo na autonomia universitária para a gestão acadêmica, administrativa e orçamentária, algo garantido pela Constituição Federal.

A categoria docente também considerou insatisfatória a proposta de recomposição salarial apresentada pelo governo na última mesa de negociação, que representa um aumento, acima da inflação, de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026. As previsões inflacionárias são do Boletim Focus. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) , a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Carga de iPhones avaliada em R$ 180 mil é recuperada pela PM em Salvador
Policiais encontram eletrônicos furtados de loja em Entre Rios e veículo com restrição de roubo durante ação no bairro de São Tomé de Paripe
Justiça manda Virginia retirar conteúdo de apostas
Decisão determina remoção de publicações relacionadas a jogos de azar em até 48 horas
PL planeja discurso de Milei na convenção de Flávio
Presidente argentino deve participar do evento de lançamento da candidatura presidencial em São Paulo
PF mira quadrilha que desviou R$ 45 milhões da Caixa
Operação Infiltrados investiga advogados, servidores e contraventores por fraudes e obstrução de Justiça
União Brasil reúne lideranças em Salvador para oficializar candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia
Convenção ocorre hoje, às 14h44, no Centro de Convenções da capital baiana
Kaylee Hottle morre aos 18 anos em acidente de carro
Intérprete da personagem Jia nos filmes da franquia Godzilla perde a vida em colisão ocorrida em Maryland; pai anuncia falecimento e revela detalhes emocionantes
Carregando..