Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve
Por: Brado Jornal 30.set.2024 às 11h00
Professores da UNEB realizam manifestação nesta segunda-feira

Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) da capital e do interior realizam um ato estadual na manhã desta segunda-feira (30), na entrada do campus de Salvador, no Cabula. A manifestação é parte da greve, iniciada na última sexta-feira (27). Ainda hoje, a partir das 13h30, no Teatro do Campus I, no Cabula, será realizada uma assembleia geral para discutir a proposta do Comando de Greve a ser apresentada na reunião desta quarta-feira (02) com o governo.

Munidos de carro de som, panfletos, faixas e bandeiras, professores dialogam com à população em geral a relevância da Universidade Pública e denunciam o descaso do Governo Estadual com os servidores e a precarização das condições de trabalho e de educação.

Dentre as demandas em discussão, segundo a Seção sindical dos docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os professores discutem o recebimento de adicionais de insalubridade para professores que exercem funções em condições insalubres em laboratórios e outros espaços. Além disso, o movimento grevista reivindica o aumento do repasse orçamentário para 7% da Receita Líquida de Impostos, que nos últimos anos não chegou a 5%. Bem como, repudia a interferência do governo na autonomia universitária para a gestão acadêmica, administrativa e orçamentária, algo garantido pela Constituição Federal.

A categoria docente também considerou insatisfatória a proposta de recomposição salarial apresentada pelo governo na última mesa de negociação, que representa um aumento, acima da inflação, de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026. As previsões inflacionárias são do Boletim Focus. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) , a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Israel afirma ter matado coordenador de comunicações do Hezbollah
O anúncio foi feito pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) na manhã desta sexta-feira (04).
PF investiga grupo que compra votos para eleger candidatos na Bahia
A investigação foi iniciada pelo MPE, que recebeu uma denúncia, com áudios em que uma suposta servidora pública do município de Caraíbas oferece R$ 800 a um eleitor para que ele votasse em um candidato a prefeito
Em debate, Marçal manda abraço para Tarcísio e diz que vão governar juntos
Sobre o tema perguntado, Marçal disse irá reduzir a quantidade de carros que entram na Região Metropolitana
Ex-presidente da Bolívia é investigado por estupro de adolescente
"Observamos com indignação crimes graves que pretendem ficar na impunidade. Refiro-me concretamente a uma menina estuprada aos 15, 16 anos", disse o ministro boliviano da Justiça, César Siles
Ex-cunhado de membro do PCC é chefe de gabinete da gestão Ricardo Nunes
O prefeito foi confrontado por Boulos rebateu dizendo que Olivatto ingressou como servidor público em 1988 e disse que o candidato do PSol tenta “enganar as pessoas”.
Motoboy é morto na carreata de Kannário na Ribeira
A ocorrência foi no bairro da Ribeira e resultou na morte de uma pessoa e duas baleadas
Carregando..