Pré-Carnaval de Salvador atrai quase 3 milhões e é celebrado por Bruno Reis

Prefeito destaca recordes no Furdunço, Pipoco e Melhor Segunda-Feira do Mundo; Habeas Copos encerra programação com homenagem ao Comcar
Por: Brado Redação 12.fev.2026 às 16h00
Pré-Carnaval de Salvador atrai quase 3 milhões e é celebrado por Bruno Reis
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

Quase três milhões de pessoas circularam pelas ruas de Salvador desde o último sábado (7), quando começou a agenda pré-carnavalesca. O prefeito Bruno Reis apresentou o balanço positivo na noite desta quarta-feira (11), durante o desfile do Habeas Copos, que fechou os eventos no circuito Sérgio Bezerra, na Barra.

A sequência festiva teve início com o Furdunço, seguido pelo Fuzuê no domingo, pela Melhor Segunda-Feira do Mundo e pelo Pipoco. O trajeto entre Porto da Barra e Morro do Cristo, na Avenida Oceânica, concentrou milhares de foliões no último dia.

Bruno Reis classificou a edição de 2026 como histórica. Segundo ele, o Furdunço deste ano foi o maior já realizado, com a apresentação do BaianaSystem reunindo mais de um milhão de pessoas. A Melhor Segunda-Feira do Mundo superou 500 mil participantes, enquanto o Pipoco registrou cerca de 800 mil foliões. O prefeito enfatizou que Salvador promove a maior operação de rua do planeta, destacando o sucesso em comparação com outras cidades.

A vice-prefeita Ana Paula Matos, que também é secretária municipal, expressou entusiasmo com o resultado. Ela celebrou o clima animado nas ruas e a lotação da capital baiana. A gestora convidou quem ainda não chegou para vir logo, garantindo que o Carnaval de 2026 será inesquecível.

O Habeas Copos, com cerca de 20 atrações ao longo do percurso, começou às 19h. O ponto alto foi a entrada da banda homônima, por volta das 22h. Composta por aproximadamente 100 músicos de sopro e percussão, a agremiação é reconhecida por manter viva a memória dos carnavais tradicionais de Salvador. O grupo leva o nome de seu fundador, Sérgio Bezerra, que segue à frente do projeto.

Em 2026, o Habeas Copos completa 48 anos de participação ininterrupta. Como tradição, a banda presta homenagem a figuras e instituições que valorizam e preservam o Carnaval baiano. Neste ano, o tributo foi direcionado ao Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar), responsável pela organização, proteção e fiscalização das entidades carnavalescas da cidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Esquema de fraudes no Farmácia Popular pode ter causado prejuízo de R$ 30 milhões
Operação conjunta da PF, Receita e CGU cumpre buscas em quatro estados após denúncia de uso irregular de CPF
"Passarela do Apartheid" é liberada pelo TRF1 para uso no Carnaval de Salvador
Tribunal derruba interdição da Justiça Federal e permite estrutura temporária no Morro do Ipiranga após cumprimento de condicionantes ambientais; produção do Camarote Glamour nega desmatamento e anuncia plano de recuperação da área
Deputado Capitão Alden sofre acidente doméstico em Salvador
Parlamentar recebe pontos no pé após incidente com garrafa de vidro e avalia participação em fiscalização durante o Carnaval
MPTCU solicita suspensão imediata de licitação de R$ 90 milhões do Senado para contratação de agências de comunicação
Ministério Público junto ao TCU atende representação de senadores Magno Malta e Eduardo Girão, que questionam necessidade do gasto em ano eleitoral e apontam estrutura interna já existente na Casa; processo aguarda análise cautelar do tribunal
Adolescente de 13 anos vítima de estupro coletivo no RJ é liberada após ligação recebida por um dos agressores
Menina foi confundida com namorada de traficante rival e submetida a 'tribunal do tráfico' em São João de Meriti; polícia cumpre mandados de prisão
Dois homens são encontrados mortos com sinais de execução dentro de veículo na Avenida Barros Reis em Salvador
Vítimas apresentavam marcas de tiros, mãos amarradas e boca coberta com fita plástica; testemunhas relatam ação de motociclistas que fugiram com o motorista do carro; polícia isola perímetro e aguarda DHPP e DPT para perícia e investigação
Carregando..