WhatsApp volta a funcionar após 7 horas fora do ar

Aplicativo foi a última rede social a retomar as atividades, após queda dos serviços de rede oferecidos pelo Facebook
Por: Brado Jornal 04.out.2021 às 20h14
WhatsApp volta a funcionar após 7 horas fora do ar

O aplicativo de mensagens WhatsApp voltou a funcionar na noite desta segunda-feira (4). Foi a última das redes sociais a ter a função normalizada, após uma interrupção dos serviços do Facebook ao longo de toda a tarde até o começo da noite. Facebook e Instagram retornaram suas operações por volta das 18h30, assim como o Messenger, também de troca de mensagens.


Em nota via assessora de imprensa, o Facebook se desculpou pela interrupção de seus serviços. “Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, diz o comunicado assinado por Mike Schroepfer, CTO da empresa.


Nas redes sociais, o Facebook também se posicionou, afirmando que “sente muito”: “Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por aguentar isso conosco”, diz o post.

 O que aconteceu?

Os aplicativos e as versões web do WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger ficaram fora do ar no começo da tarde desta segunda-feira (4), por volta de 12h30. Segundo as empresas, a falha — global — aconteceu por conta de um problema entre a comunicação do servidor de origem e o dispositivo de rede.


O motivo da interrupção não foi imediatamente esclarecido. No entanto, vários especialistas em segurança apontaram rapidamente para um problema de Sistema de Nomes de Domínio, conhecido pela sigla em inglês DNS, como um possível culpado.


Por volta das 13h no horário do leste dos EUA, a ThousandEyes, divisão de análise de Internet da Cisco, disse no Twitter que seus testes indicam que a interrupção se deve a uma falha contínua de DNS. O DNS traduz nomes de sites em endereços IP que podem ser lidos por um computador. Geralmente é chamada de “lista telefônica da Internet”.


Segundo o site DownDetector, que monitora sites e apps que não estão funcionando, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp têm relação com o envio de mensagens, bem como no Messenger, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam.


Usuários do TikTok também passaram a apontar problemas na ferramenta.

Reações

Com a queda dos serviços, muitos migraram para aplicativos como Telegram. O serviço chegou a ficar instável por conta do pico de atividade.

A queda das redes sociais de Mark Zuckerberg também provocou reações em outras redes sociais, principalmente no Twitter, onde usuários reagiram com memes e piadas.


 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Efeito Lula: desemprego avança e Brasil amarga criação pífia de vagas em março; queda de 70%
Reflete uma queda de 70,83% em relação a março de 2024, quando foram criados 245.395 postos.
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Carregando..