Governo do PT autoriza herdeiro da TV Globo a construir Resort de Luxo em área preservada na Bahia

O Empreendimento, que tem como sócios José Roberto Marinho e Armínio Fraga, será construído na Ilha de Boipeba em área preservada que afetará Mata Atlântica, Indígenas e Povos Tradicionais
Por: Brado da Redação 13.mar.2023 às 04h01 - Atualizado: 13.mar.2023 às 13h12
Governo do PT autoriza herdeiro da TV Globo a construir Resort de Luxo em área preservada na Bahia
Armínio Fraga, Roberto Marinho, Ilha de Boipeba, © Folhapress

O Governo da Bahia através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão subordinado a Secretária de Meio Ambiente da Bahia (Sema), publicou no último dia 08/03 uma portaria que autoriza o início da construção de um Resort de Luxo na Ilha de Boipeba, localizada no litoral sul da Bahia e próxima a Morro de São Paulo a ilha fica em uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica que será desmatada para dar espaço ao empreendimento que tem como sócios o herdeiro da TV Globo, José Roberto Marinho e o economista Armínio Fraga, a portaria ainda autoriza a “supressão de vegetação nativa” e “manejo da fauna”

A autorização do Governo da Bahia permite a empresa "Mangaba Cultivo de Coco Ltda", construir um empreendimento turístico imobiliário luxuoso, composto por casas de alto padrão, pousadas, campos, aeroporto, píer para mais de 150 barcos e um campo de golfe, a construção ocupará uma área semelhante a 1.700 campos de futebol uma área equivalente a 20% ou um quinto da ilha de Boipeba. 

Em meados de março de 2019, órgãos ambientais baianos e a empresa de frutas assinaram um “termo de compromisso” reforçando o sinal verde ao megaempreendimento, segundo reportagem do site ambientalista oeco, mesmo após a eleição do novo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), autodeclarado indígena, a direção do Inema que autorizou a obra se manteve intacta. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente João Carlos Silva disse que o “grande atrativo dessa região é o ativo ambiental que se encontra ali. Isso tem que ser preservado, pois é o que torna a área relevante”, mas a realidade do projeto e as denúncias de moradores tradicionais mostram outro cenário.

A liberação da obra é discutida desde 2014, a área pública é protegida por Lei Federal e pertencente à União, em maio de 2019, ainda durante o Governo Bolsonaro, o Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para interromperem o processo de licenciamento.    

O projeto veio a tona novamente esta semana e virou alvo de polêmica, ambientalistas e moradores do local que são contrários à construção fizeram um abaixo-assinado para impedir o avanço das obras, a ação já conta com mais de 13 mil assinaturas, "os danos causados seriam irreparáveis para o ecossistema do local, indo na contramão do turismo ecológico e sustentável" afirmam ambientalistas, ainda segundo reportagem, a liderança local, Raimundo Esmeraldino Silva, alertou que áreas tradicionais de pesca eram bloqueadas, barracos de pescadores foram derrubados e que moradores que trabalhavam em fazendas tinham empregos ameaçados para “engolir o projeto”, “Nunca plantaram [a empresa] um pé de coco, nem de mangaba. Pelo contrário, querem tirar os pés de mangaba que são parte de nossa renda e alimentação. Sempre tiramos nosso sustento da agricultura, do extrativismo e da pesca. Estão acabando com nossa cultura e nossa identidade”, desabafou Silva.






📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo Lula nomeia substituto do primo de Lira para Incra
Ex-comandante de ONG ocupará posto em Alagoas após exoneração na semana passada que agravou irritação de presidente da Câmara
Pacheco critica governo por judicializar desoneração da folha
Senador afirma que argumentará com o STF e tomará “providências políticas” para que a decisão do Congresso seja respeitada
Parlamentares querem explicações sobre mega licitação para 'agências amigas' do governo
ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, será ouvido
Empresas 'amigas do governo' foram desabilitadas a receber licitação
Segundo site, o pedido foi negado por falta da documentação necessária
ViaBahia: Diego Castro aciona Justiça para suspender cobrança nos pedágios da BR-324
Diego requereu uma liminar para que a ViaBahia execute integralmente as cláusulas do contrato de concessão
CCJ aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre armas de fogo
Projeto descentraliza a responsabilidade pela regulação do porte e da posse de armas de fogo
Carregando..