Bahia segue com mais mortes violentas no Brasil pelo 5° ano seguido

Foram contabilizadas 4.848 mortes violentas no estado baiano no último ano
Por: Brado Jornal 12.mar.2024 às 10h35
Bahia segue com mais mortes violentas no Brasil pelo 5° ano seguido
Tânia Rego/Agência Brasil

A Bahia, embora tenha visto uma queda de 4,1% no número de mortes violentas em 2023, continua sendo o estado com o maior registro de mortes violentas no Brasil pelo quinto ano consecutivo. O levantamento foi realizado a partir do Monitor da Violência, um índice nacional de homicídios criado pelo portal de notícias G1 com base em informações oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Foram contabilizadas 4.848 mortes violentas no estado baiano no último ano, levando em consideração homicídios dolosos (quando o assassinato é intencional), latrocínios (quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído) e lesões corporais seguidas de morte.


Números e estatísticas da violência

Ao longo de 2023, a Bahia registrou uma média mensal de 404 assassinatos. As 4.848 mortes violentas representaram 12,2% de todos os casos no Brasil, que totalizou 39.492. Em comparação com 2022, o estado baiano contabilizou 5.057 mortes violentas.

Considerando a população total do estado da Bahia em 2023, que é de 14.141.626 pessoas, houve 34,3 mortes violentas por cada grupo de 100 mil habitantes. Isso significa que a cada 2.916 pessoas na Bahia, uma foi assassinada.


Perfil das vítimas

A maioria das vítimas de homicídios dolosos na Bahia é composta por jovens adultos negros. Especialistas indicam que o envolvimento direto ou indireto com o tráfico de drogas, seja por participação ativa ou simplesmente por residir em localidades onde há atuação, é a principal motivação destes assassinatos.

Além disso, em 2023, 63 pessoas foram vítimas de latrocínio, que ocorre quando os criminosos assassinam suas vítimas para roubar seus pertences.


O Monitor da Violência

O Monitor da Violência, projeto lançado em 2017 pelo G1 em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, tem como objetivo proporcionar à sociedade acompanhamento atualizado dos dados sobre homicídios por todo o país.

O trabalho desenvolvido pela parceria resultou em um aumento na transparência e precisão das informações sobre segurança pública divulgadas no Brasil. Em 2024, o governo federal passou a publicar os dados de crimes violentos em um painel interativo com informações de todos os estados.

No entanto, a parceria decidiu encerrar a contabilização periódica das mortes violentas, dando lugar a novas iniciativas de monitoramento e análise da violência no país. Dentre as temáticas já exploradas estão letalidade e vitimização policial, violência contra mulheres, roubos de carro no Estado de SP, entre outros.

Apesar da queda no número de mortes violentas na Bahia, os números ainda são alarmantes e requerem atenção das autoridades, a fim de criar políticas públicas eficazes para a redução da violência.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vice-presidente do PL Mulher segue internada em UTI sem perspectiva de alta
Deputada federal precisou passar por uma nova cirurgia no sábado (4) após um procedimento para retirar um nódulo no pâncreas
‘Isso é desmoralizante e deixa população mais vulnerável’, diz ACM Neto após fugas em presídios no interior da Bahia
O ex-prefeito de Salvador não poupou críticas ao governador Jerônimo Rodrigues, chamando-o diretamente à responsabilidade
Ministério pede prioridade para ciganos e quilombolas no RS
Pasta de Anielle Franco conversou com Ministério do Desenvolvimento Social para tratar de demandas específicas dessas famílias
Congresso dos EUA mostra como o STF agia com a direita no Brasil
O Congresso americano divulgou 86 novas páginas contendo documentos do Judiciário brasileiro
Harpia Brasil: Capitão Alden participa do Congresso
Ação reunião os principais nomes da Direita na Bahia
Deputada dos EUA exibe foto de Moraes em sessão sobre censura no Brasil
A deputada María Salazar elencou dois fatos que comprovariam a censura imposta pelo magistrado contra políticos conservadores no Brasil
Carregando..