Tribunal de Contas multa prefeito na Bahia

Elter Bastos Silva, prefeito do município de Wagner, descumpriu decisão do Tribunal
Por: Brado Jornal 30.mai.2024 às 12h30
Tribunal de Contas multa prefeito na Bahia
Reprodução/Instagram

O Tribunal de Contas dos Municípios decidiu, na manhã da quarta-feira, 29, acatar – de forma parcial – uma denúncia apresentada contra Elter Bastos Silva, prefeito do município de Wagner, em razão do descumprimento de decisão deste Tribunal. A deliberação determinou a imediata exoneração de servidoras nomeadas pelo gestor no exercício de 2020 e que ocupavam cargos em comissão, violando a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, imputou ao prefeito uma multa de R$2 mil e determinou – mais uma vez – a imediata exoneração da servidora Maria Jamile da Silva.

A nova denúncia foi apresentada pelo vereador Gideon Joaquim Ferreira Júnior, que se insurgiu contra o descumprimento da decisão inicial pelo gestor, diante da não exoneração das servidoras.

O prefeito, em sua defesa, sustentou que o recurso ordinário apresentado contra a decisão inicial reconheceu que a nomeação de Keli Dalva Pires Bastos – sua esposa -, para o cargo de secretária de Assistência Social, não se enquadra como nepotismo, já que a servidora possui qualificação técnica para atuar na função.

Em relação à servidora Ana Lúcia Ribeiro dos Santos, irmã do vice-prefeito Joelson Ribeiro dos Santos, apresentou o ato de exoneração, o que comprova – explicou – o cumprimento da determinação.

No entanto, no que diz respeito à contratação de Maria Jamile da Silva, esposa do secretário de Obras e Serviços Rogério Pereira dos Santos, para o cargo de coordenadora de Ações Pedagógicas, o prefeito não apresentou ato de desligamento, alegando apenas que esta não é parente da autoridade que a nomeou e nem atua em órgão em que parentes exercem cargo de chefia.

O relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, sustentou que não é mais cabível – neste momento processual – impugnar a deliberação, devendo o gestor cumprir a decisão. Destacou, também, que o recurso ordinário apresentado reconheceu a irregularidade na contratação da servidora Maria Jamile da Silva Pires, por ela exercer cargo comissionado administrativo (não cargo político), e ser irmã do secretário de Obras e Serviços – o que a enquadra plenamente na vedação estabelecida pela Súmula Vinculante nº 13 do STF. Por esta razão, a servidora deve ser imediatamente exonerada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Motociclista morre em acidente na manhã desta segunda em Salvador
Um motociclista perdeu a vida na manhã desta segunda-feira (2 de fevereiro), após sofrer uma queda grave na região do Largo do Retiro, em Salvador, nas proximidades do Centro de Distribuição da Coca-Cola.
Imagens inéditas mostram Ronaldo Fenômeno no Resort Tayayá associado a Dias Toffoli
Publicação de Pedro Deyrot aponta para possível expansão do empreendimento com foco em jogos
Família Coronel busca novo caminho após exclusão da base aliada
Deputado Angelo Filho revela que senador foi deixado de lado pelo grupo de Jerônimo Rodrigues e agora avalia propostas de diferentes partidos para a disputa de 2026
Toffoli busca identificar omissões e contradições em depoimento de diretor do BC sobre Banco Master
Ministro elaborou perguntas com anotações específicas para questionar fiscalização do órgão e tempestividade da liquidação
Médico é preso na Bahia por suspeita de abusos sexuais em consultas
Gustavo Lopes de Oliveira, de 29 anos, é acusado de violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável contra pacientes e ex-assistente; polícia cumpre buscas e espera novas denúncias
André Gonçalves relata furto de celular na Festa de Iemanjá e alerta para insegurança
Ator desabafa sobre sensação de proteção inicial e pede cuidado extra contra golpes; episódio ocorreu apesar de forte policiamento
Carregando..