Bolsonaro sanciona lei que cancela guincho em blitz e dá 15 dias para motorista regularizar carro

Caso o licenciamento do automóvel esteja vencido, o motorista será cobrado pela taxa para concluir o processo na hora e ser liberado.
Por: Brado Jornal 18.nov.2021 às 06h12
Bolsonaro sanciona lei que cancela guincho em blitz e dá 15 dias para motorista regularizar carro

Motoristas com veículo irregular parados em blitz passaram a ter um prazo de até 15 dias para regularizar a situação sem que o transporte seja guinchado durante a fiscalização de trânsito. A norma consta na Lei 14.229/21, que recebeu sanção do presidente Jair Bolsonaro e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 21 de outubro. 

No entanto, a nova deliberação será aplicada somente quando a irregularidade não afetar a segurança do carro, como lacres ou numeração do chassi violados ou ausentes, presença de dispositivo antirradar, ausência de placa e placas apagadas ou sem visibilidade.

“Quando não for possível sanar a irregularidade no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, será liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual”, reforça um trecho da lei. 

Caso o licenciamento do automóvel esteja vencido, o motorista será cobrado pela taxa para concluir o processo na hora e ser liberado. 

PROCEDIMENTO
A autoridade de trânsito está autorizada a liberar o condutor e livrar o veículo do guincho, mas deve reter o Certificado de Registro Veicular (CRV) mediante recibo e informar a data-limite de 15 dias para a regularização. 

Se após o prazo o condutor não cumprir com a obrigação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá registrar uma restrição no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)

Ao mesmo tempo, o veículo também poderá ser bloqueado administrativamente e removido ao pátio do órgão em caso de nova blitz. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF investiga criação de perfil falso do ministro Lewandowski em rede social
Suspeito criou um perfil em nome de Lewandowski em rede social sem autorização
PSOL quer cassar vereador que organizou homenagem a Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal
Segundo denúncia, o vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) violou decisão judicial ao manter a entrega do título de cidadã paulistana à Michelle Bolsonaro (PL) no Theatro Municipal de São Paulo
Milei anuncia corte de 70 mil servidores públicos na Argentina
Até o final do mês, 15 mil serão demitidos; congelamento de obras públicas e o encerramento de mais de 200 mil planos de assistência social visam alcançar o equilíbrio fiscal este ano
Renan Bolsonaro vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica
De acordo com as investigações, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria forjado resultados financeiros de sua empresa Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia para obter empréstimo no banco Santander
Moraes pede que PGR se manifeste sobre ida de Bolsonaro a embaixada
Na segunda-feira (25), o jornal The New York Times revelou que o ex-presidente foi para a embaixada da Hungria em Brasília.
Carregando..