Bolsonaro veta projeto que proíbe ‘arquitetura hostil’ a moradores de rua

Governo argumentou que termo ainda não está suficientemente consolidado e poderia gerar insegurança jurídica
Por: Brado Jornal 14.dez.2022 às 16h49
Bolsonaro veta projeto que proíbe ‘arquitetura hostil’ a moradores de rua
Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o projeto de lei que proíbe o uso de materiais e estruturas para afastar moradores de rua de locais públicos nas cidades, proposta que ficou conhecida como Lei Júlio Lancelotti, um padre paulistano com atuação próxima à população de rua.

De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), o projeto incluiu no Estatuto da Cidade uma diretriz para impedir o emprego de “técnicas construtivas hostis” em espaços livres de uso público. Um exemplo é a colocação de estacas ou objetos que impeçam a permanência de moradores de rua em locais públicos.

Na justificativa para o veto, o presidente da República argumentou que, após ouvir ministérios, concluiu que a norma poderia “ocasionar uma interferência na função de planejamento e governança local da política urbana, ao buscar definir as características e as condições a serem observadas para a instalação física de equipamentos e mobiliários urbanos”.

Além disso, a Secretaria-Geral da Presidência da República, em nota, informou que o “emprego da expressão de ‘técnicas construtivas hostis’ poderia gerar insegurança jurídica, por se tratar de um conceito ainda em construção, ou seja, terminologia que ainda se encontra em processo de consolidação para sua inserção no ordenamento jurídico”.

O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim de novembro. O veto presidencial precisará ser apreciado pelos parlamentares, que podem mantê-lo, arquivando o projeto, ou derrubá-lo, promulgando a norma.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Veja onde será a próxima manifestação de Bolsonaro
Ex-presidente planeja realizar próximo ato em Joinville (SC)
Estudantes judeus são hostilizados na Yale e Columbia
Incidentes de antissemitismo aumentam
Não me preocupa atos dos fascistas, diz Lula sobre ato de Bolsonaro
A declaração foi dada nesta terça-feira, 23, em reunião com jornalistas no Palácio do Planalto
EUA negam fornecer a Moraes informações sobre Filipe Martins
Ex-assessor de Jair Bolsonaro está preso desde fevereiro
STF mantém multa eleitoral de R$ 70 mil contra Bolsonaro
Quantia foi determinada pelo TSE
Porsche que causou acidente estava a mais de 150 km/h, diz laud
O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, dirigia o veículo da marca Porsche a 156 km/h, instantes antes de se envolver em um acidente que matou o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, em 31 de março, na Zona Leste de São Paulo. A velocidade máxima permitida na via é de 50 km/h. A informação sobre a velocidade do veículo, que estava três vezes acima do limite, foi confirmada pelo Ministério Público de São Paulo, que complementou dizendo que foi solicitada uma perícia scanner em 3D “para elucidar o acidente com detalhes”, segundo a nota. Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os policiais envolvidos na abordagem ao jovem logo após o acidente serão responsabilizados por falha de procedimento.
Carregando..