Bolsonaro veta projeto que proíbe ‘arquitetura hostil’ a moradores de rua

Governo argumentou que termo ainda não está suficientemente consolidado e poderia gerar insegurança jurídica
Por: Brado Jornal 14.dez.2022 às 16h49
Bolsonaro veta projeto que proíbe ‘arquitetura hostil’ a moradores de rua
Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o projeto de lei que proíbe o uso de materiais e estruturas para afastar moradores de rua de locais públicos nas cidades, proposta que ficou conhecida como Lei Júlio Lancelotti, um padre paulistano com atuação próxima à população de rua.

De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), o projeto incluiu no Estatuto da Cidade uma diretriz para impedir o emprego de “técnicas construtivas hostis” em espaços livres de uso público. Um exemplo é a colocação de estacas ou objetos que impeçam a permanência de moradores de rua em locais públicos.

Na justificativa para o veto, o presidente da República argumentou que, após ouvir ministérios, concluiu que a norma poderia “ocasionar uma interferência na função de planejamento e governança local da política urbana, ao buscar definir as características e as condições a serem observadas para a instalação física de equipamentos e mobiliários urbanos”.

Além disso, a Secretaria-Geral da Presidência da República, em nota, informou que o “emprego da expressão de ‘técnicas construtivas hostis’ poderia gerar insegurança jurídica, por se tratar de um conceito ainda em construção, ou seja, terminologia que ainda se encontra em processo de consolidação para sua inserção no ordenamento jurídico”.

O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim de novembro. O veto presidencial precisará ser apreciado pelos parlamentares, que podem mantê-lo, arquivando o projeto, ou derrubá-lo, promulgando a norma.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro diz que doação a Bolsonaro e Tarcísio foi propina com Kassab
Ex-banqueiro afirma em proposta de delação que R$ 5 milhões de 2022 teriam sido contrapartida para manter o Credcesta em São Paulo
Eduardo Bolsonaro e Gil Diniz criticam Nikolas Ferreira por apoio a Ricardo Salles
Deputado mineiro declarou voto no candidato do Novo ao Senado em São Paulo; PL indica André do Prado
Vorcaro questionou pastor Valadão sobre alinhamento de Nikolas Ferreira após críticas a evento em Londres
Banqueiro pediu ao líder da Igreja Batista da Lagoinha que cobrasse do deputado se estavam “do mesmo lado” ou “um contra o outro”; mensagens também registram que Vorcaro afirmou ter bancado voos do parlamentar
Operador liga recursos de Vorcaro a fundo de aliado de Eduardo Bolsonaro
Freixo Júnior diz em delação que pagamentos ao Havengate saíram de dinheiro do dono do Master, após pedido de Flávio Bolsonaro
Carregando..