Governo prorroga uso da Força Nacional no DF

Medida foi publicada nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União
Por: Brado Jornal 23.jan.2023 às 15h59
Governo prorroga uso da Força Nacional no DF
Foto: Léo Oliveira

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prorrogou o uso da Força Nacional em Brasília por mais 15 dias, até 4 de fevereiro. A portaria, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi publicada na edição desta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União, mas estava valendo desde sexta-feira 20.

Conforme a portaria, a Força Nacional vai “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, no período de 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023”.

O uso da Força Nacional em Brasília foi autorizado em 7 de janeiro, um dia antes da invasão e da depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes. Em 8 de janeiro, manifestantes entraram no Supremo Tribunal Federal (STF), no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional.

Ao todo, cerca de 1,4 mil pessoas foram presas por envolvimento nos atos e inquéritos foram instaurados para apurar omissões e falhas na segurança. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado, e o então secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que estava nos Estados Unidos em 8 de janeiro, está preso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas Ferreira atinge 10 milhões de visualizações em vídeo contra campanha do governo
Até o meio-dia de terça-feira (8.jul.2025), o vídeo já acumulava mais de 1 milhão de curtidas. Na gravação, Nikolas argumenta que a narrativa de “nós contra eles” busca “dividir a população”
Governo Trump refuta lista de Epstein e reforça tese de suicídio
A divulgação do memorando gerou críticas do magnata Elon Musk, que questionou a falta de prisões relacionadas ao caso e sugeriu que Trump poderia estar entre os nomes mantidos em sigilo
Professor da UFRJ pede desculpas por comentário sobre família Justus
Marcos Dantas, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), emitiu na segunda-feira (7.jul.2025) uma nota de esclarecimento direcionada ao empresário Roberto Justus
Salvador aposta em tecnologia avançada para reforçar segurança pública
Embora a segurança pública seja responsabilidade constitucional do Governo do Estado, o prefeito destacou a necessidade de ação municipal
Carregando..