Câmara aprova cota obrigatória para produções brasileiras na TV paga

O texto também estabelece que a Ancine será responsável por medidas de combate ao uso e reprodução de conteúdos pirateados
Por: Brado Jornal 26.out.2023 às 16h31
Câmara aprova cota obrigatória para produções brasileiras na TV paga

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) um projeto de lei que reinstitui até 2038 a cota obrigatória para produções audiovisuais brasileiras na TV paga. O texto também estabelece que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) será responsável por medidas de combate ao uso e reprodução de conteúdos pirateados.

A proposta já foi aprovada pelo Senado, mas sofreu mudanças e terá de voltar para análise dos senadores. A medida estabelece regras para a exibição mínima de conteúdo nacional na TV paga e é válida para canais nacionais e estrangeiros. A fiscalização cabe à Ancine.

De acordo com o texto, a cada três canais estrangeiros, as operadoras de TV por assinatura deverão ofertar, ao menos, um nacional em todos os pacotes. Ao atingir 12 canais nacionais, a inclusão passa a ser opcional.

Operadoras que ofertam pacotes com até 31 canais poderão cumprir a reserva com a veiculação de três canais nacionais. Entre os canais brasileiros ofertados, no mínimo, um terço deverá ser programadora brasileira independente.

“A prorrogação das cotas é crucial para manter a valorização e o incentivo à produção audiovisual brasileira. A indústria cinematográfica e videofonográfica do Brasil possui um potencial extraordinário, com talentos capazes de criar obras de grande relevância artística e cultural”, afirmou o relator, deputado José Guimarães (PT-CE).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF declara inconstitucional lei municipal que instituiu Escola Sem Partido
Por unanimidade, plenário suspende norma de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) por violação à liberdade de ensino, pluralismo de ideias e invasão de competência da União
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira
Oitiva do dono do Banco Master marcada para 23 de fevereiro às 16h, com foco exclusivo em irregularidades de empréstimos consignados; acordo evita habeas corpus
MPF move ação contra TV Globo por erro na pronúncia de "recorde"
Procurador em Minas Gerais alega dano ao patrimônio cultural e solicita indenização milionária
Carregando..